Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de julho de 2008

A RAINHA DOS LAGOS DE MINAS

MUITO POUCA GENTE CONHECE AS BELEZAS DE CAPITÓLIO (MG)

Por Liliane Martins
Colaboração: Renáti Conegundes e Fabiana Melo

Capitólio pertence ao Circuito Nascentes das Gerais
Região: Sudoeste
Habitantes: ±9.500
Temperatura Média: 20,7°C
Distância da Capital: 284 Km

Tipos de turismo que Capitólio propicia:
Turismo Ecológico (Ecoturismo), Turismo Gastronômico, Turismo Rural, Turismo de Lazer, Turismo de Aventura

De passagem pelo Lago de Furnas encontra-se um lugar fascinante que nem dá vontade de sair de lá. A estrada que serpenteia o lago apresenta paisagens que não há quem resista a uma pequena parada para admirar. Capitólio, uma cidadela de simplicidade singular e carinhosamente conhecida por “Rainha dos Lagos”, se revela um lugar bastante hospitaleiro; prova disso são as celebridades da política e do meio artístico de Belo Horizonte e São Paulo que encontram na cidade o refúgio para suas rotinas agitadas.

Com tantas belezas naturais e as possibilidades que a barragem do Rio Grande proporcionou quando da construção da Represa de Furnas, há algum tempo Capitólio começou a valorizar-se mais e está bastante otimista quando o assunto é o crescimento do turismo na região.

É forte a presença do turismo de aventura e do ecoturismo, que proporcionam aos amantes de esportes radicais a oportunidade de desfrutar dos paraísos escondidos em meio à natureza local. As inúmeras cachoeiras e cânions, ou canyons como algumas pessoas preferem, são as grandes atrações da cidade. Elas possuem cascatas volumosas que deságuam em poços de águas cristalinas, onde a calmaria das águas e a tranqüilidade da mata exuberante se encontram numa perfeita harmonia. Imprescindível o passeio de lancha ou chalana pelo lago, oferecendo a oportunidade de um espetáculo único, de maravilhosa beleza.
Após passar o dia se divertindo junto às maravilhas que a natureza oferece, o visitante pode apreciar as delícias da culinária da região, que atende a todos os gostos. Sem se esquecer do tradicional frango caipira, a especialidade de Capitólio são os pratos à base de peixe, como traíras, tilápias e churrasco de peixe. Cada restaurante é mais criativo que o outro na preparação das refeições e muitos possuem segredos guardados a sete chaves. A mineiridade perpetua em Capitólio de tal maneira que hábitos centenários são praticados até hoje.

Um exemplo é o alto falante da Igreja Matriz de São Sebastião que anuncia os fatos que ocorrem na cidade como se fosse um jornal. Esse é apenas um detalhe de tantos outros que não foram influenciados pela modernidade, e assim os velhos costumes do lugar embelezam ainda mais Capitólio e encanta a todos que por lá visitam nem que seja por uma breve caminhada na praia artificial ao fim da tarde. VEJA MAIS

4 comentários:

  1. Capitólio joga esgoto no canal do rio Pimhui em toda sua história,antes no rio Pimhui que caia no rio grande,foi executado um projeto para represa de Furnas no governo Juscelino a mais de 40 anos,não poderia incluir o tratatamento de esgoto em Capitólio será que não tem ambientalista nesta região ou político com visão de proteção ambiental,me deixa triste ao passar pela entrada da minha cidade em que nasci e ver tal estupidez,me responda se existe um projeto nesta área os turistas observam este detalhes.

    ResponderExcluir
  2. Ao coleta Capitolino que como eu amo àquela cidade vai a notícia boa. As obras da Estação de Tratamento do Esgoto já começaram e em breve Capitólio vai estar no ranking nacional dos 1% dos municípios brasileiros que tratam 100% do seu esgoto. Mérito do Prefeito Zé Cirilo que lutou por esta obra e "graças" o rio Piumhi que desagua no São Francisco ....

    ResponderExcluir
  3. Pecamos ao comentar algo de Capitólio e NÃO mencionar as belezas inigualáveis do lago de furnas com cachoeiras desaguando na represa, passeios de barco, escuna (35/40,00 pessoa), a ótuima culinária de Capitólio e região. Realmente é o Mar de Minas (sem àquele sal chato, preços razoáveis, sensação de chegar embaixo de uma caxu dentro de uma represa e os canyons - É MARAVILHOSO RECOMENDO hehehehehehe)

    ResponderExcluir
  4. Prof. Jarmuth - ISOSRiosBr28 dezembro, 2009 12:18

    Parabéns Capitólio, prefeito, autoridades e população. Enviem fotos da nova Estação de tratamento e outros pontos turisticos dessa bela "praia dos mineiros".
    Vamos tirar esgotos de nossos rios e mantê-los limpos e belos!
    Mineiros são inteligentes e sabem como é bom preservar a natureza!
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br