
Por Liliane Martins
Colaboração: Renáti Conegundes e Fabiana Melo
Capitólio pertence ao Circuito Nascentes das Gerais
Região: Sudoeste
Habitantes: ±9.500
Temperatura Média: 20,7°C
Distância da Capital: 284 Km
Tipos de turismo que Capitólio propicia:
Turismo Ecológico (Ecoturismo), Turismo Gastronômico, Turismo Rural, Turismo de Lazer, Turismo de Aventura

Com tantas belezas naturais e as possibilidades que a barragem do Rio Grande proporcionou quando da construção da Represa de Furnas, há algum tempo Capitólio começou a valorizar-se mais e está bastante otimista quando o assunto é o crescimento do turismo na região.


Após passar o dia se divertindo junto às maravilhas que a natureza oferece, o visitante pode apreciar as delícias da culinária da região, que atende a todos os gostos. Sem se esquecer do tradicional frango caipira, a especialidade de Capitólio são os pratos à base de peixe, como traíras, tilápias e churrasco de peixe. Cada restaurante é mais criativo que o outro na preparação das refeições e muitos possuem segredos guardados a sete chaves. A mineiridade perpetua em Capitólio de tal maneira que hábitos centenários são praticados até hoje.
Um exemplo é o alto falante da Igreja Matriz de São Sebastião que anuncia os fatos que ocorrem na cidade como se fosse um jornal. Esse é apenas um detalhe de tantos outros que não foram influenciados pela modernidade, e assim os velhos costumes do lugar embelezam ainda mais Capitólio e encanta a todos que por lá visitam nem que seja por uma breve caminhada na praia artificial ao fim da tarde. VEJA MAIS
Capitólio joga esgoto no canal do rio Pimhui em toda sua história,antes no rio Pimhui que caia no rio grande,foi executado um projeto para represa de Furnas no governo Juscelino a mais de 40 anos,não poderia incluir o tratatamento de esgoto em Capitólio será que não tem ambientalista nesta região ou político com visão de proteção ambiental,me deixa triste ao passar pela entrada da minha cidade em que nasci e ver tal estupidez,me responda se existe um projeto nesta área os turistas observam este detalhes.
ResponderExcluirAo coleta Capitolino que como eu amo àquela cidade vai a notícia boa. As obras da Estação de Tratamento do Esgoto já começaram e em breve Capitólio vai estar no ranking nacional dos 1% dos municípios brasileiros que tratam 100% do seu esgoto. Mérito do Prefeito Zé Cirilo que lutou por esta obra e "graças" o rio Piumhi que desagua no São Francisco ....
ResponderExcluirPecamos ao comentar algo de Capitólio e NÃO mencionar as belezas inigualáveis do lago de furnas com cachoeiras desaguando na represa, passeios de barco, escuna (35/40,00 pessoa), a ótuima culinária de Capitólio e região. Realmente é o Mar de Minas (sem àquele sal chato, preços razoáveis, sensação de chegar embaixo de uma caxu dentro de uma represa e os canyons - É MARAVILHOSO RECOMENDO hehehehehehe)
ResponderExcluirParabéns Capitólio, prefeito, autoridades e população. Enviem fotos da nova Estação de tratamento e outros pontos turisticos dessa bela "praia dos mineiros".
ResponderExcluirVamos tirar esgotos de nossos rios e mantê-los limpos e belos!
Mineiros são inteligentes e sabem como é bom preservar a natureza!
PARABÉNS!