Sobre a notícia: "Falha em tratamento de esgoto piora Tietê" (por JOSÉ ERNESTO CREDENDIO e CONRADO CORSALETTE da Folha de S.Paulo - Cotidiano - em 22 jun 2008)
Tietê I
"Não são verdadeiras as afirmações que sustentam o título da matéria 'Falha em tratamento de esgoto piora Tietê', a respeito do Relatório das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Cetesb.
Tietê I
"Não são verdadeiras as afirmações que sustentam o título da matéria 'Falha em tratamento de esgoto piora Tietê', a respeito do Relatório das Águas Interiores do Estado de São Paulo, da Cetesb.
Os seguintes pontos devem ser esclarecidos:
1. A melhoria na qualidade das águas do rio Tietê é crescente desde que, em 1992, foram iniciadas as obras do Projeto Tietê.
2. A afirmação de que foi detectado maior volume de fósforo e nitrogênio deve ser contextualizada: tais elementos são remanescentes do tratamento de esgoto. Com o aumento do volume tratado, pode ocorrer maior concentração.
3. A tecnologia aplicada pela Sabesp, mais que atender às exigências da legislação e seu licenciamento, está em linha com as melhores práticas internacionais.
4. A Cetesb não reconhece falha em funcionamento de nenhuma estação de tratamento da Sabesp.
5. Hoje 83% de todo esgoto produzido na RMSP é coletado e 67% tratado",
carta de Gesner Oliveira, presidente da Sabesp, e Fernando Rei, presidente da Cetesb - (FSP, 4/7, Painel do Leitor, p.A3).
Tietê II
"Não há erro no título nem na reportagem.
Tietê II
"Não há erro no título nem na reportagem.
O texto reproduz relatório da Cetesb que aponta aumento de nitrogênio e fósforo no Tietê após o despejo de esgoto tratado.
Sobre a ETE de Barueri, diz a Cetesb no documento: 'a ETE de Barueri, responsável por aproximadamente 70% da carga de esgoto tratada na RMSP, deve estar com sua operação deficiente, uma vez que o rio Tietê, na barragem de Edgard de Souza, não apresentou as melhoras dos pontos imediatamente de montante, da ponte dos Remédios e da estrutura do Retiro'",
resposta do jornalista José Ernesto Credendio - (FSP, 4/7, Painel do Leitor, p.A3).
(“para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”. )
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br