15/07/2008
Processo de desertificação na Paraíba é o maior entre os Estados brasileiros.
A Paraíba é o Estado brasileiro com maior nível de desertificação, segundo dados da Organização Não-Governamental Internacional Greenpeace. O relatório "Mudanças de clima, mudanças de vida", publicado no final do ano passado, indica que 29% do território paraibano está comprometido, afetando diretamente mais de 653 mil pessoas.
Mas, apesar das estimativas negativas, especialistas garantem que o problema tem solução. A transposição das águas da Bacia do Rio São Francisco, por exemplo, é apontada pelo doutor em Geografia e professor do Departamento de Geociências da UFPB, Pedro Costa Guedes Vianna, como um sistema capaz de resolver grande parte dos problemas ligados à falta dágua que penalisa a população que reside no semi-árido.
Além disso, o professor também destacou como ponto positivo a criação das barragens subterrâneas e o projeto do Governo Federal, que está construindo cisternas de placa em todo o Nordeste. "Essas ações não visam combater a seca, como costumou-se falar, mas proporcionar que o homem conviva nesse ambiente", ressaltou.
Vitrine do CaririCP
Combate à desertificação
Na Paraíba, os municípios paraibanos do Cariri, especialmente os integrantes da Bacia Hidrográfica de Taperoá, além dos municípios do Seridó e do Cariri, são os que despertam mais preocupações dos especialistas.
Nestes locais já estão sendo desenvolvidos projetos de reflorestamento da mata ciliar e recuperação do solo, a exemplo do que está sendo feito pela Prefeitura de Taperoá, que comanda um consórcio de cerca de 23 municípios de combate à desertificação na região. Blog Marcos Eugênio - VEJA MAIS
eu acho que para conserva o meio ambiente
ResponderExcluirtemos que colaborar e fazer a nossa parte:
nao jogar lixo no mar para nao polui o nosso rio
e jogar o lixo em lugares apropiado
A Petrobras custeio 3 milhões para recuperar rio manguape localizado entre os municipios de Alagoa Nova e Matinhas na Paraíba. Sabemos que o dinheiro acabou. Será que o rio foi recuperado?
ResponderExcluir