Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de julho de 2008

REVITALIZAÇÃO DO VELHO CHICO - COMUNIDADE DE LUZ REDUZ ASSOREAMENTO

A cidade de LUZ (MG) está investindo para ter 100% de esgotos tratados

Verde volta ao velho Chico
8/7/2008
Participação da comunidade em iniciativas de preservação garante melhoria na qualidade da água e redução no assoreamento de afluentes. Agência pretende ampliar o projeto

O Programa de Revitalização do Rio São Francisco, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional de Águas (ANA) e Prefeitura de Luz, a 188 quilômetros de Belo Horizonte, aplicado desde 2006, conseguiu reduzir o índice de assoreamento e melhorar a quantidade e qualidade da água do Córrego da Velha, afluente do Velho Chico, que abastece os 17 mil moradores do município.

Balanço do empreendimento foi apresentado em um seminário, no centro da cidade, promovido pelos parceiros do projeto, que custou quase R$ 400 mil. Hoje, em vez de seca, a população conta com mais qualidade de vida e esperança de um futuro melhor.

As principais intervenções ocorreram em área de pastagem ao longo do curso d’água na qual 40 mil mudas de árvores nativas foram plantadas, com participação de estudantes, produtores, além de agricultores e donas-de-casa.

O especialista em Recursos Hídricos da ANA e gestor do projeto, Rossini Matos, explica que a iniciativa consistiu principalmente na contenção da água pluvial através da recuperação da a mata ciliar e cercamos as nascentes.

O projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos 18 meses e a iniciativa será encerrada este mês. No entanto, a ANA se prontificou a fazer a manutenção do projeto para os próximos dois anos.
“Nossa intenção é que o projeto se torne um exemplo para que outras prefeituras invistam na preservação do Velho Chico. São 504 cidades que compõem a microbacia.

O desafio é que o município descubra suas fragilidades. Os principais problemas que contribuem para a deterioração do córrego, e conseqüentemente, do Rio São Francisco, são a ausência do esgotamento sanitário, instalação de indústrias e o desmatamento”, afirma Rossini.

O gerente do departamento de Revitalização de Bacias do MMA, Rogério Soares Bigio, acredita que o projeto teve investimento relativamente baixo e que, por isso, a ampliação para outras cidades seria viável.A professora e coordenadora do projeto em Luz, Ione Lamounier Camargos Resende, conta que a educação e conscientização ambiental foram fundamentais para o sucesso do programa. Fontes: AMDA / Site Uai/Portal do Meioambiente
Luz (MG) terá 100% de seu Esgoto TratadoPresença de autoridades e munícipes marcou o início das obras da Estação de Tratamento do Esgoto de Luz

A cerimônia de lançamento das obras de Implantação da Estação de Tratamento do Esgoto (ETE) de Luz, no dia 27 de maio, foi marcada pelo sentimento de satisfação já que o projeto atende a uma reivindicação antiga dos moradores da região do Córrego do Açudinho e de toda comunidade que convive com o desconforto e com os riscos do esgoto não tratado.
O projeto que, ao final, com a contrapartida do Município, totalizará um investimento de quase R$3.000.000,00 faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal, e do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, executado pelo Ministério da Integração Nacional através da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
O projeto prevê, além da construção da ETE, um conjunto de duas elevatórias e de quatro lagoas, a implantação de cerca de 6 quilômetros de interceptores e emissários que conduzirão o esgoto até a ETE para o seu tratamento.
Iniciada a execução das obras pela Empresa Ética Construtora Ltda, a expectativa é de que no prazo de 180 dias o Sistema de Tratamento do Esgoto de Luz entre em funcionamento e a comunidade devolva à mãe natureza a água tão limpa quanto aquela que dela recebe em suas casas. VEJA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br