21 / 07 / 2008
Mesmo impróprias para o banho, as lagoas da cidade continuam sendo a opção de lazer para muitos moradores da Capital.
De acordo com o último boletim de balneabilidade dos mananciais divulgado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), apenas a Lagoa da Messejana está própria para o banho. Mas em bairros como a Maraponga e Vila União, a população desconhece ou ignora a informação e faz do banho nas águas poluídas das lagoas um programa de férias.
O porteiro Francisco Cleudes de Oliveira ficou surpreso ao ser informado de que a Lagoa da Maraponga não estava própria para o banho. “Tem placa dizendo isso?”, indagou ele.
O aviso de alerta está disposto em único ponto da lagoa, por onde o porteiro não passou com a filha de sete anos e a sobrinha de nove. Os três foram nadar no manancial na manhã de ontem, atividade que virou hobby durante esse mês de julho. “Se deixar elas passam horas aí nadando”, contou.
A criançada de bobeira na rua aproveita para dar mergulhos e fazer disputa de saltos, enquanto os adultos desfrutam do vento às margens da lagoa. Quem mora no bairro sabe que a água é poluída e não se arrisca muito.
Para quem vem de outros bairros em busca de diversão, não há mau cheiro, lixo, dejetos de animais ou coloração esverdeada da água que impeça a entrada na lagoa.
Também não há placas da Prefeitura advertindo sobre a balneabilidade do manancial, situação que, para o comerciante Raimundo Nonato Luiz de França, que mora no bairro há mais de 20 anos, contribui para que a população continue sujando o ecossistema. Tanto que um cavalo morreu dentro da lagoa.
Raimundo Nonato conta que é comum os donos de cavalos darem banho nos animais dentro da lagoa. Costume que se repete também na Maraponga, segundo o porteiro Francisco de Oliveira. Por conta disso, ele ficou mais de um mês sem tomar banho lá. “Só voltei agora nas férias porque as meninas querem vir todos os dias”.
O monitoramento das lagoas é realizado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-CE), em parceria com a Semam. Na próxima semana, deve ser divulgado novo boletim com o estado das lagoas.(Fonte: Naiana Rodrigues / Diário do Nordeste - CE/AMB.BRASIL)
ERA BOM SE TIVESSE UM DEPOIMENTO DAS PESSOAS QUE CONVIVEM COM ISSO TUDO AII!!
ResponderExcluirisso e um lixo
ResponderExcluir