Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de julho de 2008

CORREMOS RISCOS DE FICAR SEM ENERGIA ELÉTRICA?

Usina de Sobradinho Níveis de reservatórios de usinas estão baixos
Nicola Pamplona
O Estado de S. Paulo
10/7/2008

Para manter meta para novembro, é preciso acionar as térmicas sem contratos de gás.
O plano de metas para o nível dos reservatórios das hidrelétricas ainda não foi regulamentado, mas o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, já adiantou que o governo pode ter dificuldades para manter os níveis estipulados para novembro, de 53% nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste e 35% no Nordeste. Simulação feita com dados de junho indica que, para atingir o objetivo, o ONS precisaria acionar 1,564 megawatts (MW) médios em térmicas que hoje não têm contratos de gás.

Os níveis-meta para os reservatórios foram estipulados pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) com o objetivo de poupar água nas barragens e garantir o abastecimento do ano seguinte, mesmo que chova pouco. Foram indicadas metas para o fim dos períodos seco (maio a novembro) e chuvoso (dezembro a abril). O programa ainda será regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mas Chipp acredita que as metas serão ratificadas e as principais discussões devem girar em torno de quem paga a conta pelo uso das térmicas.

Ao ONS cabe definir quanta energia térmica terá de ser usada para que a meta seja atingida. Segundo cálculos apresentados pelo diretor-geral do ONS, o Brasil precisará de 6,741 mil MW médios em térmicas para que os reservatórios atinjam a meta para o fim do período seco deste ano. Mas há apenas 5,177 mil MW médios disponíveis hoje. O restante necessitaria de algum esforço para o suprimento, como deslocamento de gás de outros cliente.

Chipp afirma, porém, que pode não haver necessidade de novo racionamento de gás. Primeiro, porque as chuvas de julho estão 130% acima da média histórica. Além disso, o governo pode simplesmente optar por não chegar à meta estabelecida, apostando nas chuvas do próximo verão. “À medida que vai se chegando perto de novembro, o governo pode se perguntar: vai querer atingir a meta ou não? Se custar muito chegar no nível estipulado, pode abrir mão e ficar um pouco abaixo”, afirmou o executivo.

Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste estão hoje com 78% de sua capacidade de armazenamento de energia, volume 5% abaixo do registrado há um ano. Segundo o diretor do ONS, a queda é fruto do crescimento do consumo sem equivalente expansão na capacidade de armazenar água. “Estamos perdendo capacidade de armazenamento”, afirmou, acrescentando que entraves ambientais têm dificultado a construção de barragens.

Chipp defendeu a instituição de programas permanentes de racionalização de energia como mais uma alternativa para aumentar a segurança do sistema elétrico. Na sua opinião, o tema tem de começar a ser tratado com “maturidade”, sem ser politizado. “Os principais países têm programas permanentes de racionalização. Mas, no Brasil, se disser hoje que vai ter racionalização para reduzir o custo da energia, vai ter um monte de gente que vai dizer que é racionamento e aproveitar para criticar o governo”, disse.

OBJETIVOS E BARREIRAS
53% é o nível mínimo de água para reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste
35% é o nível mínimo fixado para os reservatórios do Nordeste
6,741 mil MW é quanto é preciso produzir em energia térmica para atingir a meta
VEJA: http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=442276

(“para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br