Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de abril de 2009

RIOS E CÓRREGOS DE SP TEMA DO SPTV

OS RIOS DE SÃO PAULO - TV GLOBO



Rios e córregos de SP são tema de série especial de reportagens


Publicado por G1, com informações do SPTV - http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo
Site Tratamento de Água - 8/4/2009

Dos 1.100 km do Rio Tietê, cerca de 130 km estão poluídos. Projeto de revitalização de Seul, na Coreia do Sul, é inspiração.

A partir desta terça-feira (7), o SPTV vai apresentar um retrato dos rios e córregos de São Paulo. A reportagem esteve em Seul, a capital da Coreia do Sul, no fim do ano passado, para ver a experiência coreana em recuperar o meio ambiente. A idéia é mostrar que entre a realidade coreana, do outro lado do mundo, e a da capital paulista, existem mais semelhanças que diferenças.

O Rio Tietê é um grande canal de esgotos, muito antes de São Paulo se tornar uma das maiores cidades do mundo. Em 1904, o primeiro prefeito da capital, Antônio da Silva Prado, com base no relatório do fiscal de rios e várzeas, já pedia ao governador providências contra os inconvenientes da descarga de esgoto no rio.

Cem anos depois, a situação é praticamente a mesma: dos 1.100 km do Tietê, cerca de 130 km estão poluídos. Trinta e quatro cidades da Região Metropolitana de São Paulo sujam o mais paulista dos rios, despejando nele o esgoto das residências.

O outro rio que corta a capital, o Pinheiros, também não tem vida. Ele nasce do encontro do Rio Guarapiranga com o Rio Grande e deságua no Tietê. O Pinheiros sofre com o esgoto clandestino das moradias, com os resíduos das indústrias e com a quantidade de lixo que recebe nos períodos de chuva.

Em Seul, o córrego Cheong Gye foi totalmente despoluído e algo parecido com um Minhocão coreano foi apagado da paisagem da cidade. Vale ressaltar que Seul também tem mais de 10 milhões de habitantes, muitos carros e precisa dos viadutos.

O córrego Cheong Gye divida Seul ao meio na época do império. Ele tinha 14 km de extensão e uma largura que variava entre 20 e 85 metros. Em 1978, ele foi canalizado e, com o crescimento da cidade, a região ganhou pistas expressas para carros, que foram construídas em cima do córrego. Pelo menos 60 mil prédios e mais de 100 mil pequenas lojas estão ao redor.

Foi assim que começaram os problemas, como a poluição da água. Mas, com um grande projeto de revitalização, as pistas expressas para os carros foram demolidas, e parte do córrego, aberta. Hoje, o Cheong Gye tem vida e é motivo de orgulho para os coreanos.

Um outro projeto grandioso da Prefeitura de Seul envolve o Rio Han. Ele é muito maior que o Tietê, só que é limpo, bonito e usado como área de lazer. A partir da experiência da cidade e das transformações que fizeram de Seul um exemplo de preservação ambiental, o futuro dos rios de São Paulo será discutido nos telejornais.



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Espero que sejam disponibilizados todos os videos aqui pra gente!
    Excelente projeto!!!

    ResponderExcluir
  2. realmente é um abisurdo os picinões de licho e terra prova disso e o da ponte estaiada do lado da globo com dragas paradas a meses sem solucão de limpesa

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br