Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de maio de 2009

PROJETO GWW E FUNDO CRISTÃO PARA CRIANÇAS REALIZAM O "VIGILANTES DA ÁGUA" NO VALE DO JEQUITINHONHA (MG) E NO CEARÁ

Vigilantes da Água utilizando Kit no Vale do Jequitinhonha

Vigilantes da Água no Ceará

Enio Giuliano Girão *

O Projeto Global Water Watch (GWW) surgiu na Universidade de Auburn (Alabama/EUA) e se espalhou por diversos países, como Filipinas, Equador, México e Indonésia. No Brasil, teve início em 2000, como Vigilantes da Água, no Vale do Jequitinhonha, região semi-árida de Minas Gerais, com o Fundo Cristão para Crianças.

No Ceará, iniciou em 2006, com a Embrapa Agroindústria Tropical. O objetivo é monitorar a qualidade de fontes de água utilizadas para consumo humano, baseado na capacitação e formação de agentes ambientais pertencentes à própria comunidade (Vigilantes da Água), visando à redução dos níveis de contaminação por Escherichia coli e proteção das fontes de abastecimento.

Comunidades atendidas: Muquém-Jardim (Ibicuitinga), Santa Bárbara (Jaguaretama) e Neblina (Morada Nova), com foco nas microbacias (Fig. 1).

População beneficiada: 1.200 pessoas.
Fig. 1: Subacias do Banabuiú, baixo e médio Jaguaribe e área de trabalho (à baixo), no Ceará.

O trabalho dos grupos de Vigilantes da Água consiste no monitoramento das fontes de água existentes nas comunidades onde estes atuam. São empregados princípios de educação ambiental e técnicas didáticas de análise da qualidade da água, por meio de oficinas de capacitação que permitem a obtenção de informações sobre possíveis problemas de poluição e degradação das fontes de água que abastecem as comunidades.

Para a análise da água, eles recebem kits de monitoramento certificados pelo programa GWW, em são avaliados coliformes fecais na água de consumo humano.


Fig. 1 - Vigilantes da Água

Fig. 2 Kits Coliscan Easygel



Os Vigilantes da Água organizam encontros nas comunidades, utilizam os resultados das análises para mobilizar as famílias para os problemas diagnosticados, seus impactos sobre a saúde e o bem-estar das pessoas, bem como discutir soluções visando recuperar e proteger as fontes de água.

Os resultados do monitoramento podem ser medidos pelo envolvimento e participação comunitária, que se refletem na redução dos casos de doenças de veiculação hídrica .




Outras Atividades Desenvolvidas:

· Construção de cisterna de 200 mil litros (Escola de Sta. Bárbara) e adutora em Neblina;

· Eventos: Dia Nacional da Limpeza de Recursos Hídricos, Semana dos Vigilantes da Água, Curso de Formação de Educadores Ambientais;

· Reflorestamento de mata ciliar – Açude de Muquém (mar/2009).

· Publicações: 20 artigos em eventos científicos, 1 capítulo de livro (RIMISP/IDRC), Dissertação de Mestrado Caracterização Geoambiental de Microbacias (UECE);

· Reportagens: Dia de Campo na TV/Canal Rural, Jornal do 10, Nordeste Rural, Bom Dia Ceará, Jornal Nacional, Prosa Rural.

· Reconhecimento: Balanço Social Embrapa 2007, Menção Especial no concurso “Experiências Exitosas de Políticas de Gestión Ambiental Municipal para Ciudades Pequeñas y Medianas de América Latina y el Caribe - gestión integrada, participativa y equitativa del agua.” (RIMISP/IDRC), Participação na Mostra de Tecnologias Sustentáveis 2008 (Instituto Ethos), classificado entre 45 dos 874 inscrições no concurso "Experiências em Inovação Social" – ciclo na América Latina e Caribe (CEPAL/Fundação Kelogg, ciclo 2007-2008).

Projetos:

Gestão de fontes hídricas... - EMBRAPA - Em execução

PAC Embrapa (ampliação/CE) - EMBRAPA - Em execução

Comunidades Indígenas Tapeba (Caucaia) - ADELCO/Petrobrás Ambiental - Aprovado

Projeto Mata Branca – Tauá - CONPAM/Banco Mundial - Aprovado


Programa Mais Alimentos - MDA - Aguardando

Próximos passos: Ampliação no Ceará, Biomonitoramento.

Parceiros:
Fundo Cristão para Crianças, UFC, UECE, Universidade de Auburn, Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará, Cáritas Diocesana, Grupo Assistencial Paulo e Estevão, SEMACE.

Informações:
www.cnpat.embrapa.br/vigilantes, (85) 33917144, agua@cnpat.embrapa.br

*Enio Giuliano Girão - Engenheiro Agrônomo (1993) e Mestre em Agronomia - Bacias Hidrográficas (2006) pela Universidade Federal do Ceará. Bel. em Direito pela Faculdade Christus (2008). Analista da Embrapa Agroindústria Tropical. Atua nas áreas de Arranjos Produtivos Locais e monitoramento participativo da qualidade da água em microbacias hidrográficas (metodologia Global Water Watch). Coordena o Programa Vigilantes da Água no Ceará.CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0190066714251741

Contato: enio@cnpat.embrapa.br


Reprodução autorizada desde que citado a autoria e a fonte
Dados para citação bibliográfica(ABNT):
GIRÃO, E.G. Vigilantes da Água no Ceará. 2009. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2009_1/Vigilantes/index.htm>.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br