Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de outubro de 2009

INPE ULTRAPASSA A MARCA DE 1 MILHÃO DE IMAGENS DE SATÉLITE DISTRIBUÍDAS


Um milhão de imagens de satélites distribuídas gratuitamente

01/10/2009
Agência FAPESP
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ultrapassou a marca de um milhão de imagens de satélites de média resolução distribuídas gratuitamente pelo Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) via internet.

Responsável por mais de 70% das imagens distribuídas pelo Inpe, o Programa CBERS foi decisivo para disseminar o uso do sensoriamento remoto orbital. A distribuição começou no dia 28 de junho de 2004, com as imagens do CBERS-2. Em seguida o instituto tornou livre o acesso às imagens históricas dos satélites Landsat.

Segundo o Inpe, o Centro de Dados de Sensoriamento Remoto, instalado em Cachoeira Paulista (SP) tem atualmente disponíveis imagens dos satélites CBERS-2 e 2B e Landsat 1, 2, 3, 5 e 7, que são fornecidas sem custo para qualquer usuário do mundo.

Do total distribuído, o Programa CBERS é responsável por 716.889 imagens. Destas, 460.480 são do satélite CBERS-2 e 256.409 do CBERS-2B. Da família Landsat, foram distribuídas nesse período 283.123 imagens, sendo 8.569 do Landsat-1, 16.247 do Landsat-2, 7.022 do Landsat-3, 230.783 do Landsat-5 e 20.502 do Landsat-7.

O Brasil, que tem um dos acervos de imagens de satélites mais antigos do mundo, recebe os dados Landsat desde 1973 por meio da estação do Inpe em Cuiabá. Lançado em 1972, o Landsat-1 foi o primeiro equipamento orbital de sensoriamento remoto de recursos terrestres, sendo o Brasil o terceiro país a receber esse tipo de imagem, depois apenas dos Estados Unidos e Canadá.

Em breve, os países da África também poderão contar com imagens gratuitas de seus territórios, pois já foram assinados memorandos para a recepção do CBERS em estações de Ilhas Canárias, África do Sul e Egito.

Mais informações: www.dgi.inpe.br/CDSR


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br