Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2009

INDÚSTRIAS E LIDERANÇAS EMPRESARIAIS DO VALEPARAÍBA SE REÚNEM NA CIESP PARA DISCUTIR GESTÃO HÍDRICA NA BACIA

Rio Paríba do Sul em São José dos Campos (SP)


Indústrias do Vale discutem gestão hídrica na bacia do Paraíba do Sul

Publicado por Rubens Toledo, da Agência Indusnet Fiesp
03/12/2009

Representatividade da Indústria nos Comitês e Lançamento de Efluentes na rede também estão na pauta do encontro em São José dos Campos.

A gestão dos recursos hídricos na bacia do Paraíba do Sul, primeira região a instituir a cobrança pelo uso da água, é um dos temas do encontro desta sexta-feira (04/12), que vai reunir indústrias e lideranças empresariais de todo o Vale na sede do Ciesp de São José dos Campos.

“A Indústria apoia a cobrança como instrumento de política de preservação da bacia hidrográfica e, também, para a construção de estações de tratamento de esgoto, seja doméstico ou industrial”, afirma Almir Fernandes, diretor-titular da Regional anfitriã do evento.

Graças a esta política, que inclui o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), o índice de coleta de esgotos no Vale subiu para 89% nos últimos quatro anos e há significativa expansão da rede de tratamento de efluentes domésticos. “Anualmente, são arrecadados cerca de R$ 5 milhões para o Fundo, só no trecho paulista”, observa Fernandes.

Saneamento básico

No entanto, devido ao baixo índice de tratamento do esgoto, a qualidade em determinados trechos está comprometida. “Se não forem investidos recursos substanciais em saneamento básico, esse comprometimento poderá impactar outorgas existentes e limitar a instalação de novos empreendimentos”, alerta Eduardo San Martin, diretor de Meio Ambiente do Ciesp.

Oriundo da Cetesb, onde construiu sólida carreira por mais de 25 anos, o engenheiro San Martin conhece de perto a região do Vale e Litoral Norte, onde coordenou, de 1983 a 1987, programa de controle da poluição ambiental, área de sua especialização.

“O Paraíba do Sul, no trecho paulista, recebe todos os dias 35 toneladas de carga orgânica. Mas a menor parte deste total é a carga remanescente contida nos efluentes tratados das indústrias”, assinala.

Em termos de geração e tratamento de esgotos industriais, parte das empresas da região trata diretamente seus efluentes ou efetua o pré-tratamento para fins de lançamento na rede pública de esgotos, acrescenta o diretor do Ciesp. “Em ambos os casos, a maioria atende aos padrões de lançamento de efluentes previstos na legislação.”

Com o título "Desafios para as Indústrias do Vale do Paraíba", o encontro, que terá início às 9h, é uma iniciativa do Ciesp São José, por meio do seu Grupo de Profissionais de Meio Ambiente das Indústrias do Vale do Paraíba (GPMAI), e do Departamento de Meio Ambiente do Ciesp, e vai reunir as quatro regionais da macrorregião: Mogi das Cruzes, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté.

Uma bacia, dois comitês

O Vale do Paraíba do Sul conta com dois comitês de bacia, o CBH-PS, que contempla os rios de domínio estadual, e o Ceivap (Comitê de Integração do Rio Paraíba do Sul), que é federal e abrange três estados e mais de 180 municípios.

Tanto nos rios de domínio do Estado, como no rio Paraíba do Sul, o principal problema ainda é o baixo índice de tratamento de esgotos de origem doméstica, confirma Zeila Chitolina Piotto, coordenadora regional de Meio Ambiente.

Desde 2003, é feita a cobrança pelo uso da água captada tanto nos rios de domínio do Estado quanto na calha principal do rio Paraíba do Sul. No âmbito do Ceivap, são arrecadados cerca de R$ 8 milhões ao ano.

“A maior parte desses recursos é investida em obras de infraestrutura, como estações de tratamento de esgotos. O restante é consumido em ações de planejamento e de gestão”, acrescenta Zeila.

A bacia do Paraíba do Sul é importante não só para o Vale, mas também como fonte de abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “Cerca de 160 metros cúbicos por segundo são transpostos para a bacia do Rio Guandu”, completa a coordenadora de Meio Ambiente.

Serviço

Desafios para as Indústrias do Vale do Paraíba
Data/horário: sexta-feira, 4 de dezembro, das 9h às 11h30
Local: Ciesp São José dos Campos
Endereço: Av. Tivoli, 563, Vila Betânia
Informações: Tel. (12) 3921-7922 (12) 3921-7922 / Fax: (12) 3921-7089

Crédito da imagem: arquivo COP/UFRJ

(Envolverde/Fiesp)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br