Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de dezembro de 2009

PROJETO MATA CILIAR DA FUNVERDE - MARINGÁ (PR)


UM BELO EXEMPLO DE PROJETO QUE VOCÊ E SUA COMUNIDADE PODEM FAZER EM SUA BACIA HIDROGRÁFICA !

Projeto Mata Ciliar FUNVERDE

Quantcast

A FUNVERDE iniciou em agosto de 2004, o PROJETO MATA CILIAR.

O objetivo do projeto é revegetar a mata ciliar de todos os córregos e nascentes de Maringá, da região e finalmente do Paraná e Brasil. Maringá tem 70 quilômetros de fundos de vale, 32 córregos e 68 nascentes catalogadas.

Consideramos este projeto ambicioso, mas plenamente viável. Vemos anualmente a mídia noticiar que o governo irá plantar um milhão ou mais de mudas no dia do rio ou em outra época comemorativa.

Infelizmente a política suplanta os interesses da sociedade fazendo com que isso não se constitua em um projeto permanente para mudar a realidade em nosso estado que é ter seus rios privados de sua cobertura florestal.

Fazendeiros plantando ou criando o gado até a margem do rio.

Sempre que se cria um projeto governamental, os objetivos são maiores do que os recursos e o tempo de duração do projeto não é suficiente para que os objetivo sejam cumpridos.

Nós da FUNVERDE não definimos tempo para finalizarmos este projeto, pois sabemos que a quantidade de arvores que serão destinadas a este projeto é muito grande. Como exemplo, podemos citar o primeiro córrego que finalizamos em Maringá, Neste córrego, já plantamos mais de 20 mil mudas de um metro e meio cada.

Nosso projeto se desenvolve somente nos sábados durante duas horas pelos nossos voluntários. Levamos seis meses para fazer os dois quilômetros de extensão deste córrego. O objetivo está sendo cumprido lentamente. Caso houvesse interesse governamental, o tempo que levaríamos para plantar mesma extensão seria de aproximadamente uma semana.

O PROJETO MATA CILIAR conta com o apoio da Promotoria de Meio Ambiente desde o inicío, em 2004.

Outro parceiro no projeto é a Prefeitura de Maringá que em 2005, começou nos apoiar fazendo os buracos para o plantio das arvores.

Em 2006 conseguimos outro parceiro, a VIAPAR – concessionária de rodovias, que faz a roçada nos rios que plantamos, até a copa das árvores fechar e não haver mais concorrência com o mato.

Outro parceiro da FUNVERDE neste projeto é o Colégio JK, onde os alunos de Técnico em Meio Ambiente estagiam conosco, nos ajudando no plantio da mata ciliar.

Este projeto visa também a formação de corredores biológicos entre as diferentes ilhas de remanescentes florestais que existem hoje. Isso ocorre muito na área agrícola onde as matas são geralmente pequenas e isoladas e não suportam alimentar um animal de médio porte.

Visa também proteger as nascentes e os cursos dos córregos e rios, melhorando a qualidade da água e conseqüentemente a qualidade de vida da população.

Um outro grande problema com que nos deparamos durante a execução do projeto, foi o lixo que se acumula nas curvas dos riachos e rios. Está aumentando visivelmente com o passar do tempo. Por isso, durante o período de revegetação de um local, estamos simultaneamente fazendo a limpeza dos córregos.

Mas o maior de todos nossos problemas neste projeto, é o fogo que destroi nosso trabalho, somente porque alguem gostaria de ver pegando fogo o local. A população precisa nos ajudar nisso, quando deparar com alguem que esteja colocando fogo em local perto da mata ciliar, avisar a policia e ao corpo de bombeiros para que nosso trabalho não seja perdido e contribua para melhoria de nosso meio ambiente

Para podermos nos certificar de que as mudas plantadas irão crescer e também para termos resultados mais rápidos, utilizamos mudas de no mínimo 1,5 m de altura.

Somente utilizamos mudas de espécies florestais nativas da região, ou seja, espécies da floresta estacional semidecidual.

Abaixo, selecionamos algumas fotos que tiramos em alguns dos quatro rios que já revegatamos.

Nosso maior inimigo, o fogo!

Nossas arvores ardendo em fogo, é um crime!!!

Outro inimigo da Mata Ciliar é o lixo e o esgoto sendo jogado diretamente no rio, veja a gordura abaixo.

O lixo jogado nas ruas da cidade entra pelo bueiro e acaba nos fundos de vale como abaixo.

Caso a mata ciliar não seja plantada, veja o que ocorre!!!

Abaixo, nossa equipe em um sábado, trabalhando.

A última verificação, depois do plantio.

Quando plantamos fora da área da mata ciliar, as mudas precisam ser grandes, para evitar vandalismo.

Local onde foi revegetado, com placa de nossa parceira, a Viapar.

Neste caso abaixo, o pai trouxe a filha para ajudar a plantar arvores, conscientização, educação, sempre juntos.

Tem coisa que não tem preço e muito menos, idade.

Limpeza do rio, sempre muito plástico, pet, lixo, lixo, lixo.

Depois da limpeza, a foto da turma do segundo semestre de 2006.

Descarregando as arvores para plantio.

Nossas mudas são de pelo menos 1,5 metros de altura para evitar a concorrência com o mato.

Veja lugares lindo em nossa cidade, escondidos e desconhecidos da população.

Estas fotos são dos fundos de vale de Maringá, mas poderiam ser de sua cidade.

Existem mais milhares de fotos. Caso deseje vê-las, entre em contato conosco para informarmos o site.

Conheça mais sobre o PROJETO MATA CILIAR DA FUNVERDE - Clique

VOCE JÁ CONHECE MARINGÁ (PR) ?
Mapa de localização
Mapa de localização












































































SAIBA MAIS - Férias.tur.br - publicação autorizada por parceria

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. lindo trabalho amigos; ha mais de vinte anos tambem planto árvores em Penápolis (sp); temos tambem aqui uma altarquia (DAEP) que tem feito um bão trabalho, porem o estrago feito nas áreas de proteção permanente aqui em minha região é de dar dó, pois Penápolis a mais de 60 anos produz açúcar e alcol. e as leis ambientais ... infelismente. mas agora a natureza reclama, temos de ajuda-la. Miguel A Alves . Penápolis SP

    ResponderExcluir
  2. No ano de 2.003, eu (Newton Almeida) era Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (RJ), e conquistamos o apoio do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos / São João, idealizado e fundado pelo Luiz Firmino Pereira, para reflorestamentos em Rio Bonito . ( Foi o Firmino que conseguiu levar adiante os projetos para a despoluição da Lagoa de Araruama, que passados uns 7 anos está completamente revitalizada, em seguro processo de despoluição ). Vejam as fotos logo acima, na primeira foto, margem do Rio Bacaxá, em 16 de novembro de 2.003 . E a mesma margem em 30 de janeiro de 2011, na segunda foto . Percebam como é difícil recompor as matas ciliares. Após sete anos é que começam a ter aspecto de mata, as árvores plantadas, na margem direita, pelo Projeto de Reflorestamento do Rio Bacaxá , em 2003 / 2004..... http://limpezariomeriti.blogspot.com

    Parabéns pelo trabalho ! Pessoas como vocês me motivam a acreditar que nosso filhos viverão num mundo melhor !
    Newton Almeida
    MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br