Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2009

EM PERNAMBUCO, PISTOLEIROS ARMADOS GARANTEM A DERRUBADA DA MATA ATLÂNTICA, SECANDO NASCENTES E RIOS

Cidade de Gameleira, na Zona da Mata pernambucana

Bom Dia Brasil - Globo.com

03/12/2009

"O desmatamento também não para. A cada ano, 34 mil hectares da mata são devastados, como em um engenho em Gameleira, Zona da Mata de Pernambuco. Protegidos por pistoleiros, madeireiros derrubam centenas de árvores."

Uma das florestas mais ricas em biodiversidade é a mais ameaçada. Restam apenas 8% do bioma que ocupava toda a faixa litorânea.

Mata Atlântica tem beleza, biodiversidade e espécies ameaçadas

Ainda é madrugada quando os pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco partem em busca de uma espécie rara de macacos. Aos poucos, o sol ilumina a floresta. Nas trilhas, a primeira pista: as cascas de frutas são restos de um banquete e lá estão cerca de 40 macacos-prego de pelo dourado. O destino deles está diretamente ligado à preservação da mata.

“Na Mata Atlântica nordestina, qualquer animal de médio porte para cima está ameaçado de extinção, automaticamente ameaçado de extinção devido a falta de espaço suficiente para eles se multiplicarem”, comenta o pesquisador Rossano Mendes.

A maioria dos animais ameaçados de extinção do país está na Mata Atlântica. São mais de 300 espécies. Muitas sequer foram estudadas, como o tamanduá-mirim, a cuica, o coandu.

O tráfico de animais movimenta um comércio macabro: para cada um animal capturado que chega vivo às cidades, nove morrem no caminho.

O desmatamento também não para. A cada ano, 34 mil hectares da mata são devastados, como em um engenho em Gameleira, Zona da Mata de Pernambuco. Protegidos por pistoleiros, madeireiros derrubam centenas de árvores.

“Sabemos que eles têm armas e um grande número de pessoas que realmente faz parte deste grupo”, aponta o policial Barreto.

Uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta é também a mais ameaçada. Restam apenas 8% do bioma que ocupava toda a faixa litorânea. No lugar dela, cresceram grandes cidades - onde vivem 61% dos brasileiros.

Partida em pequenos pedaços, pressionada pela criação de gado e pelas plantações de cana-de-açúcar, a Mata Atlântica pede socorro.

“A nossa urgência é de proteger o que sobrou. Proteger os remanescentes que ainda existem”, diz o professor de ecologia florestal da USP Ricardo Ribeiro Rodrigues.

A Estação Ecológica de Murici é considerada um santuário de aves muito raras. É o pedaço da Mata Atlântica nordestina que reúne a maior quantidade de aves ameaçadas de extinção. São 14 espécies e quatro delas endêmicas - não existem em outro lugar do mundo. Se esta mata for destruída, as espécies estarão condenadas à extinção.

Criada há 8 anos, a área está vulnerável. Sem receber indenização pela desapropriação das terras, agricultores continuam o plantio e a criação de gado. Além disso, duas mil pessoas de quatro acampamentos de sem-terra e de dois assentamentos da reforma agrária vivem ao redor da mata, com hábitos nocivos à floresta.

“Principalmente caça, retirada de lenha pra subsistência para o pessoal cozinhar tem muito e a ampliação de pasto pelo fogo”, comenta o chefe da estação ecológica Jailton Fernandes.

Os ambientalistas promovem cursos para ensinar os moradores a retirar da mata só o que ela pode oferecer. Os jovens aprendem artesanato.

“Já vi que dá para aproveitar bastante da natureza a gente pode fazer uma ótima atividade”, elogia uma jovem.

Dona Ângela e Seu José mudaram e hoje não desmatam, não usam agrotóxicos e plantam mudas em áreas devastadas.

“Se a gente quiser, a gente muda e a mata sendo a nossa vizinha - uma parceira da gente e a gente vivendo sem mexer nela, não?”, aponta a moradora Ângela Maria Borges.

O comerciante aposentado Osvaldo Timóteo criou uma reserva particular e pretende plantar 30 mil árvores: “Nós precisamos agora recompensar este desmatamento, esta degradação pra que nossos futuros netos, bisnetos, tataranetos também eles tenham melhor condição de vida”.

No sonho de Osvaldo, na consciência dos agricultores, no esforço dos ambientalistas, está a esperança de salvar a Mata Atlântica. Fonte: Bom Dia Brasil - Globo.com

Enviada pelo nosso colaborador Eng. Luciano Mendes Aguiar - São Paulo - SP

JÁ CONHECE GAMELEIRA, NA ZONA DA MATA PERNAMBUCANA?

barragem, Por kiki
barragem, Por kiki

cristo rei de gameleira, Por kiki
cristo rei de gameleira, Por kiki

pracinha, Por kiki
pracinha, Por kiki

pracinha da penha, Por kiki
pracinha da penha, Por kiki

gameleira no são joão, Por kiki
gameleira no são joão, Por kiki

gameleira, Por kiki
gameleira, Por kiki

bairro de sta. maria, Por kiki
bairro de sta. maria, Por kiki

Gameleira por José Rinaldo Alves
Gameleira por José Rinaldo Alves

Gameleira por ElisonDaviCrispimRamos
Gameleira por ElisonDaviCrispimRamos

Gameleira por ElisonDaviCrispimRamos
Gameleira por ElisonDaviCrispimRamos

Gameleira por ElisonDaviCrispimRamos
Gameleira por ElisonDaviCrispimRamos

Centro da cidade por ElisonDaviCrispimRamos
Centro da cidade por ElisonDaviCrispimRamos

Saiba Mais - Férias.tur.br - publicação autorizada por parceria estabelecida

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br