Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2009

TERRAS FÉRTEIS DA PARAÍBA AMEAÇADAS, SEGUNDO ESTUDOS DA UNICAMP E EMBRAPA



Tragédia ambiental: Paraíba perderá mais de 60% de suas terras férteis‏


A Unicamp e a Embrapa realizaram um estudo que aponta a Paraíba como o terceiro Estado do Nordeste que terá perdas significativas na oferta de terras aptas para a agricultura. De acordo com os números divulgados pela pesquisa, a Paraíba perderá 66,6% de suas terras férteis. Acima do nosso Estado só ficaram o Ceará, com 79,6%, e o Piauí, com 70,1%.

Rebeca Carvalho com informações do Jornal O Estado de São Paulo

De acordo com o secretário de Agricultura da Paraíba, Ruy Bezerra, 75% do nosso território se encontra na região do semiárido e a recuperação destas terras ainda é possível.

O secretário ainda informou que o governo estadual está tomando algumas medidas para evitar os efeitos da desertificação, como o incentivo a caprinocultura no Cariri e a revitalização da cultura do sisal e do algodão no sertão paraibano.

Ruy disse que em 2010, o Estado pretende criar um projeto de replantio das culturas originárias no sertão e no Cariri, o que na sua visão seria o método mais viável para evitar os efeitos da desertificação.

Dentre os principais efetivos devastadores da desertificação, podemos citar a disseminação de doenças e a migração da população para outras regiões do país

Um outro estudo realizado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG e da Fiocruz, afirma que a Paraíba será um dos Estados brasileiros que mais sofrerá com efeitos do aquecimento global até 2050.

Fonte para edição no Rema:

Ivaldo Gomes - ivaldogomes2@gmail.com

Enviado pelo colaborador Eng. João Suassuna - Rema Atlântico

SAIBA MAIS

Governo da Paraíba quer investir US$ 50 milhões no desenvolvimento do Cariri e Seridó - Clique

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. SOS RIO PIRANHA CIDADE SAO BENTO PB ; ESTOU MORRENDO ,MINHAS AGUAS ESTAO SENDO POLUIDAS COM OS ESGOTOS DAS TERCELAGUES,E MUITOS OUTROS RESPOSSAVEIS. MINHAS MARGUEMS ESTAO SENDO DEVASTADAS COM A RETIRADA BRUSCA DE AREIA E ATERRAMENTO, E PRA QUE ISSO ACONTEÇA ESTAO DERRUBANDO AS ARVORIS DAS ENCOSTAS E SE CONTINUAR ASSIM O QUE AIDA RESTA DO RIO PIRANHA NA CIDADE DE SAO BENTO NAO MUITO DISTANTE SERA APENAS UM CENTRO DE ABASTECIMENTO DE AREIA E UM GRANDE ESGOTO. ´ É TRISTE VER O QUE EU VEJO E NAO PODER FAZER MUITO POIS A SITUAÇAO É GRAVE.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br