Tragédia ambiental: Paraíba perderá mais de 60% de suas terras férteis
Rebeca Carvalho com informações do Jornal O Estado de São Paulo
De acordo com o secretário de Agricultura da Paraíba, Ruy Bezerra, 75% do nosso território se encontra na região do semiárido e a recuperação destas terras ainda é possível.
O secretário ainda informou que o governo estadual está tomando algumas medidas para evitar os efeitos da desertificação, como o incentivo a caprinocultura no Cariri e a revitalização da cultura do sisal e do algodão no sertão paraibano.
Ruy disse que em 2010, o Estado pretende criar um projeto de replantio das culturas originárias no sertão e no Cariri, o que na sua visão seria o método mais viável para evitar os efeitos da desertificação.
Dentre os principais efetivos devastadores da desertificação, podemos citar a disseminação de doenças e a migração da população para outras regiões do país
Um outro estudo realizado pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG e da Fiocruz, afirma que a Paraíba será um dos Estados brasileiros que mais sofrerá com efeitos do aquecimento global até 2050.
Fonte para edição no Rema:
Ivaldo Gomes - ivaldogomes2@gmail.com
SAIBA MAIS
Governo da Paraíba quer investir US$ 50 milhões no desenvolvimento do Cariri e Seridó - Clique
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
SOS RIO PIRANHA CIDADE SAO BENTO PB ; ESTOU MORRENDO ,MINHAS AGUAS ESTAO SENDO POLUIDAS COM OS ESGOTOS DAS TERCELAGUES,E MUITOS OUTROS RESPOSSAVEIS. MINHAS MARGUEMS ESTAO SENDO DEVASTADAS COM A RETIRADA BRUSCA DE AREIA E ATERRAMENTO, E PRA QUE ISSO ACONTEÇA ESTAO DERRUBANDO AS ARVORIS DAS ENCOSTAS E SE CONTINUAR ASSIM O QUE AIDA RESTA DO RIO PIRANHA NA CIDADE DE SAO BENTO NAO MUITO DISTANTE SERA APENAS UM CENTRO DE ABASTECIMENTO DE AREIA E UM GRANDE ESGOTO. ´ É TRISTE VER O QUE EU VEJO E NAO PODER FAZER MUITO POIS A SITUAÇAO É GRAVE.
ResponderExcluir