Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de dezembro de 2012

ATENÇÃO: VEM MUITA CHUVA, NA PRÓXIMA SEMANA !


ALERTA! A chuva vai ser um tremendo problema na próxima semana, muita água para um curto espaço de tempo.

De inicio, e ainda sem nota oficial de órgão de meteorologia brasileiro (Inmet ou Cptec/Inpe), pois somente eles podem emitir alertar oficiais, a chuva vai ser um tremendo problema na próxima semana.
Em muitas cidades de São Paulo (inclusive partes da capital), de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, o volume vai passar de 200 milímetros, segundo o modelo GFS. Isso é muita, mas muita água para um curto espaço de tempo.
Teremos manchetes em jornais de cidades inteiras alagadas e outras tantas com vários deslizamentos de terra. Chamamos a atenção que os modelos projetam quase 250 mm de chuva em apenas quatro dias para a região serrana do Rio de Janeiro, onde uma nova tragédia - anunciada - poderá ser vista nos próximos dias.
-------------------------------
De Olho No Tempo
Esse é o grande erro e fatal dos centros privados de meteorologia que divulgam notas à população e logicamente todos pensam que uma frente fria será a grande responsável pelo declínio das temperaturas.
Assim como outro sítio de previsão de tempo (Climatempo), que justifica qualquer pancada de chuva sendo causada por frente fria (até no sertão de Pernambuco já publicaram tal verificação), em hipótese alguma os meios de comunicação, principalmente jornais que adoram releases desses sites informar aos seus que a queda de temperatura será por efeito frontal.
O termo "invernada" utilizado na matéria é um chamativo a mais para todos pensarem que sentiremos frio, mesmo a pauta sendo relacionada à chuva.

A queda de temperatura em boa parte do Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias estará relacionada a configuração de um novo evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno bastante comum nesta época do ano e que "puxa" a umidade da Amazônia para o centro do Brasil mantendo uma "linha" ou "banda" de nebulosidade agrupada por dias seguidos, onde chove de forma constante.
Se por um lado, principalmente paulistas e cariocas dão graças a essa mudança, por outro, de inicio, e ainda sem nota oficial de órgão de meteorologia brasileiro (Inmet ou Cptec/Inpe), pois somente eles podem emitir alertar oficiais, a chuva vai ser um tremendo problema na próxima semana.
Em muitas cidades de São Paulo (inclusive partes da capital), de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná, o volume vai passar de 200 milímetros, segundo o modelo GFS. Isso é muita, mas muita água para um curto espaço de tempo.
Teremos manchetes em jornais de cidades inteiras alagadas e outras tantas com vários deslizamentos de terra.
Chamamos a atenção que os modelos projetam quase 250 mm de chuva em apenas quatro dias para a região serrana do Rio de Janeiro, onde uma nova tragédia - anunciada - poderá ser vista nos próximos dias.
Por fim somos a favor desses centros privados de meteorologia ditarem o fenômeno correto à população. Um pouco mais de boa vontade não mataria ninguém em levar a informação embasada sem que na mente das pessoas, apenas um vínculo fique ligado, no caso, chuva + queda de temperatura = frente fria.
Continuamos nosso monitoramento e convidamos a acompanhar os dados em tempo real dos radares indicando áreas vulneráveis em parceria com as Defesas Civis e as imagens que os internautas enviam o dia todo.
Sem mais,
www.facebook.com/deolhonotempometeorologia

ENVIADO PELOS COLABORADORES RACIEL JR E JESÚS Y BENITO

Tuiteiros da Chuva - Dê o seu alerta | Tweet : #Alerta199 #DefesaCivil
Raciel Gonçal…
FORÇA ITAJAÍ! Publicado agora...

Mensagem do blog adicionada por Jesús Ybarzo Benito 
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br