sa1 Ômega 3: substância abundante nos peixes é ótima para a saúde, confirma pesquisa






Ômega-3: substância abundante nos peixes é ótima para a saúde, confirma pesquisa


Já são milhares de testes clínicos e pesquisas que buscam confirmar ou não os benefícios do ômega-3 para o organismo. Muitos chegavam a conclusões totalmente opostas. Mas uma metanálise – revisão de diversos artigos anteriores – pode por fim à questão.
A pesquisa sobre os benefícios do ômega-3 – um ácido graxo abundante nos peixes – chegou à conclusão de que a substância é sim benéfica para o organismo. Especialmente para a saúde do coração.
Mas não é só os peixes que podem fazer bem para a saúde quando o assunto é o ômega-3. A semente de linhaça e de chia também são ricas nesse tipo de substância, mas são menos efetivas do que o ômega-3 encontrado em peixes de águas geladas (como o salmão). Levedura e mesmo algas, como aquelas normalmente usadas na culinária japonesa, também.
“Após décadas de pesquisa sobre o ômega-3, agora fica mais claro que esse é o tipo de substância que faz bem para a saúde, em algum nível”, diz Donald Jump, principal autor da pesquisa publicada no periódico Journal of Lipid Research e pesquisador do Instituto Linus Pauling, nos EUA.
“A dúvida persistente é se esse tipo de alimento também beneficia a saúde do coração de quem já tem um problema instalado. Mas as pessoas saudáveis podem proteger a saúde cardíaca com o ômega-3, com certeza”, completa.
Além disso a metanálise constatou os benefícios do popular “óleo de peixe” para as funções cognitivas e no controle da demência senil, melhora em condições inflamatórias e – outra dúvida que ainda não está completamente clara – na diminuição do risco de alguns tipos de câncer, como aqueles que atacam o cólon.
Graças a tudo isso, diz o autor, é possível afirmar que o ômega-3 contribui para aumentar a expectativa de vida do indivíduo também. Lembrando que sua forma integral nos alimentos ainda é melhor que os suplementos, complementam os pesquisadores.
* Publicado originalmente no site O que eu tenho. AGÊNCIA ENVOLVERDE