Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de dezembro de 2012

PARA QUEM VAI AS ÁGUAS DO RIO DOS SINOS (RS): 'POPULAÇÃO OU ARROZEIROS"


Seca no rio dos sinos é uma grande preocupação dos 1,7 MILHÕES  ribeirinhos do vale


QUARTA-FEIRA, 5 DE DEZEMBRO DE 2012

A seca e a água do Rio do Sinos Criativo.

Todo o verão vem a tona o nosso Rio dos Sinos. Os arrozeiros e a água desviada do rio para irrigar este alimento. A poluição! O desperdício! A morte dos peixes por falta de oxigênio na água. Então me parece que o curso das coisas será este mesmo o de sentir na própria carne para o povo ser criativo. 

Hoje ainda li uma frase que não me lembro ela no todo mas em síntese que a criatividade nasce no aperto. Bom... fiz uma pesquisa e resgatei a frase na íntegra "A mente usa a sua faculdade de criatividade apenas quando a experiência a obriga a fazê-lo." (Jules Henri Poincaré)

Então uma boa filosofia antes de opinar quanto a mirabolantes projetos que estão em pauta para solucionar a questão de abastecimento dos 1,7 milhão de habitantes banhados pelo saudoso Sinos. Então como acompanho o tema por boa parte de minha existência me atrevo dizer que uma represa para acondicionar água na parte alta do Rio do Sinos é perigoso, do ponto de vista ambiental e naturalmente pelos efeitos climáticos que não virão pois já estão aí.

Também por envolver recursos volumosos, que quando concentrados em uma grande obra saí é pelo ralo. Tá e a sugestão ?? Gente, não é mais cabível darmos descargas com água potável em residências e prédios públicos. Os recursos públicos devem ser investidos em cisternas ( utilizar água da chuva para este fim e demais onde não exigem água potável.)

Calcule que cada descarga utilize aproximadamente 5 litros um habitante efetuando duas descargas por dia ( 10 litros ) em um mês por baixo cada habitante economizará 300 litros, bom multiplicar por 1,7 milhão e depois se caso quiser podes pensar... quantos litros serão em um ano? Gente! No final das contas mais que a possível barragem que pretendem os tecnocratas de plantão. 

Imagine em uma crise de abastecimento a cisterna é a mais democrática das soluções é onde penso que deva ser investido os recursos públicos com incentivos e financiamentos.

Aliado a esta simples sugestão sugiro também colocar em todas as torneiras um redutor de vazão ( uma simples peça plástica que custa centavos ) reduz a vazão das torneiras em até 60%. Por mais campanha que se faça de utilização da água com responsabilidade as pessoas ainda deixam torneiras ligadas enquanto escovam os dentes, lavam louças, mãos e etc.Considere mais alguns litros eficientemente consumidos para contabilizarmos se faltar em alguma possível comparação a ideia questionável da represa na parte de cima do rio. 

Quanto a água para os arrozeiros, bom a utilização da água tem que ser democrática e concordo que monitorados pelos órgãos responsáveis seja consumida de forma responsável.

Informo que as ideias sugeridas já pratico em minha casa.Deixo minha homenagem ao Rio do Sinos criativo, com a frase de  Romain Rolland "Criar é matar a morte."

Marco Santos Mikonga
Dirigente do PV RS
http://mikongaverde.blogspot.com.br
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br