Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de dezembro de 2009

ESGOTO DOMÉSTICO, SEM TRATAMENTO, É O MAIOR RESPONSÁVEL PELA CONTAMINAÇÃO DOS MANANCIAIS NO BRASIL


A contaminação por esgotos domésticos é um dos principais problemas que o Brasil enfrenta na preservação e manejo dos recursos hídricos. É bastante difundida a crença de que os efluentes industriais são os grandes responsáveis pela degradação dos recursos hídricos. Salvo para alguns bolsões de alta concentração industrial, os esgotos domésticos ainda são os principais responsáveis pela situação em que se encontram os nossos mananciais.


A Fundação Getúlio Vargas divulgou recentemente que, em 2008, 50,92% do esgoto gerado no País é coletado, indicando avanço de 4,82% no quadriênio. Embora indique crescimento na coleta de esgoto, o dado ainda é preocupante se considerarmos que vários países com PIB muito inferior ao nosso estão à nossa frente na área de saneamento.


Além da falta de informação de grande parte da população quanto aos princípios básicos de higiene, há a não priorização por parte das autoridades que deveriam cuidar dos problemas relacionados à saúde pública. Basta lembrar os recentes focos de doenças como dengue, febre amarela, cólera etc, consideradas erradicadas no passado e que, frequentemente, infectam a população brasileira, principalmente a mais pobre.


Podemos afirmar que 2008 ficará marcado, pois o déficit da coleta de esgoto no País passou a ser inferior a 50%. Porém nos mostra também que temos um longo percurso a percorrer.


* André Henrique Rosa é professor adjunto de Engenharia Ambiental da Unesp-Sorocaba

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br