Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de dezembro de 2009

PROJETO "COLHENDO CHUVAS" DA CONCESSIONÁRIA ÁGUAS DE ITU




Projeto "Colhendo Chuvas" tem início em Itu


Arquivo Águas de Itu
Técnico em meio ambiente auxilia na execução do projeto


O Projeto “Colhendo Chuvas”, que visa a regularização de áreas rurais prejudicadas pela erosão, teve início em dezembro, em Itu.As primeiras propriedades visitadas pelo projeto da concessionária Águas de Itu, serão as que estão localizadas próximas à Bacia do Itaim.

No momento da visita, técnicos orientam e auxiliam proprietários da necessidade da recuperação correta das matas ciliares que estão próximas às nascentes. O resultado é o aumento da capacidade de reserva de água nos lençóis freáticos e maior vazão para os nossos mananciais.

Para o responsável técnico do projeto, Maurício Camilo Franco, “o projeto 'Colhendo Chuvas' tem projeções de longo prazo e visa, principalmente, a recomposição de mata ciliar próxima aos mananciais e o acompanhamento das propriedades rurais”.

Publicado por Jéssica Ferrari/Itu.com.br


SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO "COLHENDO CHUVAS" (ITU-SP)

No município de Itu (SP) existem 469 propriedades rurais nas bacias de mananciais produzindo água para a população ituana, e não recebem qualquer assistência quanto ao controle de erosão, lançamento de efluentes nos rios, queimadas, desmatamentos, entre outros. O projeto visa preencher essa lacuna nos trabalhos ambientais de Itu, fazendo uma visita rotineira a essas propriedades, com a intenção de antecipar os problemas ambientais e buscar soluções tecnicamente viáveis para os mesmos.

Com este apoio técnico, os agricultores, além de colher os produtos plantados, passarão a ser verdadeiros “coletores das chuvas” para os mananciais, tornando-se mais efetivos na produção de água.

Implantação

A implantação do programa permitirá ao governo municipal a recuperação das matas ciliares nos mananciais, a fim de promover melhora gradual e contínua dos cursos d’água, que contribuem com o abastecimento público de água para Itu.
Também por meio deste projeto, será possível desenvolver um programa de conscientização da população para a preservação dos recursos hídricos e seu uso racional. Outro foco é a regularização de todas as intervenções em corpos d’água, de acordo com a Lei Nº. 7663/91, no município, auxiliando o trabalho do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE). Além disso, será possível regularizar todas as atividades minerais que ocorram em Itu, auxiliando o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), e melhorar a qualidade da água, de acordo com a Portaria N.º 1469/00, do Ministério da Saúde.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br