Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de dezembro de 2009

"ÓLEO DE COZINHA POLUINDO RIOS É BALELA" DIZ O CIENTISTA GERMANO WOEHL JR, DA RÃ BUGIO


Óleo de cozinha é 100% biodegradável - já oleo de lubrificação...



Estão sendo anunciadas usinas para gerar energia elétrica a partir da queima de lixo com uma propaganda enganosa, para variar, de que são ecologicamente corretas.

É o mesmo que está acontecendo com esta porcaria de óleo de cozinha. Se o resíduo (totalmente biodegradável) for lançado no esgoto não chega a ter mais do 10 mililitros (ml) por 1.000 litros de água (10 partes/milhão). A própria molécula de água (que é polar) é um bom solvente de óleos vegetais. Por isso nunca ninguém viu um filme de óleo de cozinha na estação de tratamento de esgoto, muito menos nos rios. O impacto de pasta de dente, resíduos de remédios, germes, hormônios dos humanos (eliminados na urina)... é muito maior

Aproveitando a ignorância das pessoas, estão proliferando INDÚSTRIAS QUÍMICAS para processar óleo de cozinha (que é 100% biodegradável) e transformá-lo em algo ALTAMENTE NOCIVO PARA O PLANETA, em combustível, QUE NÃO DEGRADA NUNCA MAIS como tintas, vernizes e biodisel, que vai emporcalhar mais ainda o planeta quando for queimado ou nos inúmeros acidentes.

É uma indústria química suja como qualquer outra. A transformação do óleo de cozinha em biodiesel consome vários insumos (substâncias químicas) e gera resíduos altamente tóxicos que são descartados de qualquer jeito. Se forem depositados adequadamente, inviabiliza economicamente a produção e acaba com o lucrativo negócio dos espertalhões.

Enquanto a sociedade é levada a se preocupar somente com o lixo doméstico, que numa grande metrópole ocupa uma área de apenas 5 hectares durante 50 anos, perdemos POR ANO mais de 100.000 hectares da Mata Atlântica e 2.300.000 hectares da Floresta Amazônica (áreas repletas de formas de vida). Só na região metropolitana de São Paulo foram devastados 437 hectares nos últimos 3 anos. Tudo isso é para produzir o que está dentro das embalagens que descartamos.

Lembrando uma área ocupada pelo lixão é tipicamente do tamanho da área ocupada por uma indústria e gera praticamente o mesmo número de empregos. É um minúsculo pontinho na imensa paisagem arruinada para sustentar nosso consumo. Se tirarmos este pontinho, continuamos com a paisagem arruinada.

E os efluentes das indústrias lançados nos rios. E os resíduos industriais? Só uma fundição de blocos de motores para uma única marca de automóveis em pouco mais de 2 décadas já produziu uma montanha de areia de fundição (altamente tóxica) de 30 metros de altura que já ocupa 20 hectares.

Já o óleo que vaza dos motores dos carros (vá no estacionamento de um shopping de curitiba para ver quanto óleo vaza dos motores dos carros) e outros óleos lubrificantes... Só o óleo que vaza de UM CARRO é um problema ambiental um bilhão de vezes mais graves do que o óleo de cozinha de uma cidade inteira, já que não é biodegradável e contamina o ambiente para sempre.

Nada contra as entidades assistenciais coletarem o óleo de cozinha para arrecadar fundos. Mas não é ético apelar para a questão ambiental enganando as pessoas ao dizer que elas ajudam o meio ambiente se depositarem o óleo usado. Porque, com certeza, não ajudam. Trata-se de um apelo de marketing enganoso. As pessoas ajudariam o meio ambiente se diminuíssem um pouco o consumo de óleo de cozinha. O impacto considerável que o meio ambiente sofre é para produzir o óleo. Basta ver os índices de desmatamento batendo recordes sucessivos para plantar soja.

E justamente nessa questão mais crucial, neste momento em que vivemos, estas campanhas deixam a desejar, porque passam uma falsa ideia de que não há problemas em consumir à vontade o óleo de cozinha. Ou seja, aliviam nossa consciência e podem até estimular as pessoas a consumirem mais óleo de cozinha.


germano_woehlGERMANO WOEHL JUNIOR, um dos fundadores do Instituto Rã-bugio ( www.ra-bugio.org.br ) em Jaraguá do Sul (SC). É Mestre em física pela USP e doutor em física pela UNICAMP.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br