Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de dezembro de 2009

NOSSOS NÚMEROS E OS NÚMEROS DOS RIOS DO BRASIL



*
*ISOSRiosBr - Balanço Geral de 2009 e os rios do Brasil


Visitas de internautas até esta data: 481.098 visitas

Postagens publicadas: 3.517 postagens

Seguidores do Blog:
200 seguidores

Colaboradores diversos: 26 no Brasil e 02 no Japão



SITUAÇÃO DOS RIOS NO BRASIL

Segundo as informações disponibilizadas na Wikipédia (não são dados oficiais e carecem de confirmação para trabalhos escolares e pesquisas) temos no Brasil cerca de 1.130 rios principais e um grande número de ribeirões, córregos, arroios e igarapés, distribuidos em 12 (doze) grandes bacias hidrográficas.


BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL

A Hidrografia do Brasil envolve o conjunto de recursos hídricos do território brasileiro, as bacias hidrográficas, Oceano Atlântico, os rios, lagos, lagoas,arquipélagos, golfos, baías, cataratas, usinas hidrelétricas, barragens, etc. De acordo com os órgãos governamentais, existem no Brasil doze grandes bacias hidrográficas, sendo que sete têm o nome de seus rios principais. Amazonas, Paraná, Tocantins, São Francisco, Parnaíba, Paraguai e Uruguai; as outras são agrupamentos de vários rios, não tendo um rio principal como eixo, por isso são chamadas de bacias agrupadas.

Veja abaixo as doze macro bacias hidrográficas brasileiras:

Atualmente, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos, de acordo com a Resolução nº 32, de 15 de outubro de 2003, divide o Brasil em 12 regiões hidrográficas:













  • Listas de rios do Brasil


Em 2010 vamos trabalhar junto às Secretarias Estaduais e Municipais de Recursos Hídricos, de Meio Ambiente e dos Comitês de Bacias Hidrográficas, para que possam fazer esforços no sentido conferir e de atualizar os dados sobre os rios de seus estados e municípios, constantes da Wikipédia e fornecer outras informações sobre os recursos hídricos de cada bacia hidrográfica, colaborando assim nas pesquisas escolares e na busca de dados sobre os mesmos.

Também pretendemos incentivar as populações dos estados que ainda não possuem Comitês de Bacias Hidrográficas, para gestão de suas águas, para que possam se organizar e buscar junto aos seus governantes a instalação de seus importantes comitês.

Agradecemos a todos que de alguma forma nos apoiaram e ajudaram nos projetos, nas campanhas, nas divulgações, nas reportagens, vídeos e AÇÕES PROATIVAS em defesa dos rios e mares do Brasil.

Desejamos a todos um maravilhoso ANO NOVO, muito feliz, proativo, repleto de realizações em defesa de nossos cursos d' água de superfície e subterrânea e que possamos, com nosso trabalho, nosso esforço, tornar 2010 um ano sustentável nos recursos hídricos do Brasil!

ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Prof. Jarmuth Andrade
Físico e Ambientalista


  • INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
    Divulgando, Promovendo e Valorizando
    quem defende as águas brasileiras!
    ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Profª Ermelinda Raposo - Campinas - SP31 dezembro, 2009 00:15

    Parabéns Prof. Jarmuth e amigos colaboradores desse excelente Blog que dá uma visão geral dos rios do país e sua real situação.

    Esperamos que em 2010, ano da eleição, que os políticos interessados nos votos invistam mais no tratamento dos esgotos e assim diminuindo a poluição nos nossos rios.

    Feliz Ano Novo para todos!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br