Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de dezembro de 2009

VIROU CASO DE POLÍCIA A FALTA DE ÁGUA EM CHAPECÓ (SC)


Falta d'água motiva ação policial em Chapecó

População ficou sem água no dia em que prefeitura assumiria o abastecimento

Darci Debona | darci.debona@diario.com.br

A municipalização da água em Chapecó virou caso de polícia, que está investigando supostos atos de sabotagem ao sistema. Parte da cidade ficou sem água na manhã de sábado, dia em que a prefeitura deveria assumir a operação de água e esgoto.

Enquanto bairros ficaram sem abastecimento, a água derramava em alguns reservatórios. O procurador geral do município, Tiago Etges, questiona:

— Tem sacanagem nisso — afirmou Etges.

Bate-boca

O diretor regional da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Milton Sander, convocou o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, para entregar o sistema no sábado. O prefeito foi até o prédio da gerência regional, que fica em frente à prefeitura, acompanhado de assessores.

Sander disse que seria permitida a entrada somente do prefeito no prédio onde havia funcionários esperando, e houve bate-boca.

O município conseguiu uma liminar do juiz Selso de Oliveira determinando que a Casan mantenha a operação do sistema até ocorrer a transição.

Nesta terça-feira, o procurador Etges pretende definir um cronograma de transição com a gerência regional da Casan. Depois de ser feito um relatório conjunto, a prefeitura vai assumir o sistema. O processo de transição deve levar de 15 a 20 dias.

Procurado pela reportagem do Diário Catarinense, Sander informou por telefone que não vai discutir o assunto pela imprensa, mas pela via judicial.

Entenda o caso

Em novembro o prefeito de Chapecó decretou a municipalização e o rompimento do contrato com a Casan, que iria até 2027. Rodrigues alegou má qualidade no serviço e risco na continuidade do abastecimento.

A prefeitura pretendia assumir a gestão da água e do esgoto no dia primeiro de dezembro. Mas a Casan conseguiu protelar a decisão com medidas judiciais. A estatal venceu em primeira instância, mas perdeu nos julgamentos posteriores, do Tribunal de Justiça e do Superior Tribunal de Justiça.

CONHEÇA CHAPECÓ (SC)





Chapecó
Chapecó

Chapecó
Chapecó

Chapecó
Chapecó

Chapecó
Chapecó

Vista aérea - Chapecó-SC
Vista aérea - Chapecó-SC

Igreja - Chapecó-SC
Igreja - Chapecó-SC

Cachoeira - Chapecó-SC
Cachoeira - Chapecó-SC

Casa típica - Chapecó-SC
Casa típica - Chapecó-SC

Parque - Chapecó-SC
Parque - Chapecó-SC

Mapa de localização
Mapa de localização

SAIBA MAIS - Ferias.tur.br - Publicação autorizada por parceria


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br