Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de dezembro de 2009

BEBA ÁGUA COM ELEGÂNCIA E SUSTENTABILIDADE

Garrafas para quem quer beber água com elegância e sustentabilidade

Postado em Arquitetura e EcoDesign em 09/12/2009 às 16h00



garrafa-capa-02.jpg

Quantas vezes por semana você compra uma garrafinha de água na rua? E o que faz quando a garrafa esvazia? Certamente joga no lixo e, caso seja uma pessoa mais consciente, na lixeira especial para plástico. Mas apesar da aparência inofensiva, esses recipientes podem se transformar em um problema para o meio ambiente e até para a sua saúde. Por isso, a designer canadense Racquel Youtzy desenvolveu uma garrafa de vidro estilosa e reaproveitável para estimular as pessoas a trocarem o plástico descartável pelo vidro reutilizável.

Batizada de Tap Water, a garrafa de vidro foi desenhada para atrair os usuários e possibilitar que ela pudesse ser usada em qualquer lugar e situação, seja na mesa de um restaurante, no trabalho ou em um passeio pelo shopping. Com um design clean e tampa tipo flip (o que dá um ar retrô ao produto), a garrafa ainda traz um texto impresso no vidro lembrando porque as embalagens de plástico não são boas opções.

O objetivo de Youtzy é convencer as pessoas a usarem garrafas de vidro, mais sustentáveis e reaproveitáveis, em vez das de plástico. Depois que a garrafa esvaziar, basta repor novamente em um bebedouro ou filtro de água. Além de economizar com a compra das garrafinhas de plástico, o usuário estaria ajudando a reduzir todos os impactos ambientais causados por esses produtos ao longo de toda a sua cadeia e reduzindo os riscos que o plástico pode causar à sua saúde – tudo isso sem perder o estilo.

Problemas do plástico

garrafa-02.jpgSegundo a criadora da Tap Water "é impossível conseguir uma água livre de químicos se ela vier de garrafas de plástico". E ela vai além: "É irrealista pensar que a água engarrafada em recipientes de plástico, produzida em uma fábrica de engarrafamento, transportada e armazenada em altas temperaturas durante meses pode ser mais pura do que a água vinda de um sistema de filtração de sua casa”.

A designer afirma ainda que a pegada de carbono de uma garrafa de plástico é 2 mil vezes maior que a da garrafa de vidro. "Todos os anos 22 milhões de toneladas de garrafas de água são enviadas de país para país. Essas jornadas geralmente incluem navios, trens e caminhões, aumentando consideravelmente as emissões de carbono da água".

Além disso, Youtzy defende que as garrafas de plástico só podem ser reutilizadas por um período curto de tempo e ainda podem acumular bactérias e soltar componente do plástico na água após um determinado período.

“Sabe aquela garrafa de água chique que vem da França? É basicamente a mesma que sai da sua torneira quando você lava suas mãos, só que com um pouco menos de minerais. A grande diferença? A francesa vem em um navio. Um navio que não precisava viajar milhares de quilômetros para lhe trazer uma água em uma garrafa de plástico que vai acabar em um lixão que não precisa de mais plástico. Nem um pouco chique”, alerta.

Os interessados podem comprar a garrafa de vidro no próprio site da Tap Water. A garrafa de 250 ml custa $10 e a de 500 ml custa $12. Já os que não estiverem dispostos a comprar uma garrafa que também terá que ser enviada por milhares de quilômetros até aqui, podem adotar outra garrafa de vidro e abandonar de vez o plástico descartável.

Fonte: Site EcoD

Leia também:


VEJAM NOSSO COMENTÁRIO NO SITE EcoD SOBRE ESTE ASSUNTO:


GARRAFAS E SUSTENTABILIDADE
Comentado por JARMUTH ANDRADE - SOS RIOS DO BRASIL em 14/12/2009 00:57

O crescimento da produção das embalagens de plástico PET é considerado um grande problema ambiental, principalmente por gerar poluição de rios e pela demora no período de decomposição do material: cerca de 450 anos.

O uso das embalagens PET além de trazer vantagens ao consumidor, trouxe também o desafio de sua reciclagem, que nos fez despertar para a questão do tratamento das 200 mil toneladas de lixo descartadas diariamente em todo Brasil. Entretanto, mais da metade das garrafas PETs produzidas e utilizadas no país não são recicladas e acabam em lixões, terrenos baldios, praias e rios, como é fácil constatar. O resultado são os bueiros e cursos d' água entupidos, bloqueados causando as enchentes, inundações, com transtornos no trânsito das cidades, destruições, muitos prejuízos materiais e até mortes.

O nosso grande problema é o descarte inadequado dessas embalagens.
É necessário que a indústria de água mineral, as engarrafadoras, as escolas, governos municipais, estaduais e federal, mídia, movimentos ambientais e a população em geral se conscientizem que é urgente intensificar as campanhas de educação ambiental, no sentido de se fazer um consumo e descarte consciente das embalage ns PET.

Talvez a proposta do uso TAP WATER possa ser uma das soluções para o problema, mas o seu custo, a distância da remessa e a falta de uma campanha ampla pode inviabilizar a proposta.
Creio que a reciclagem das embalagens PET ainda é a forma mais viável, mais econômica e mais recomendada para nosso país, mas precisa ser levada a sério, urgentemente por todos.

Parabéns ao EcoD por trazer ao debate assunto tão importante. Esperamos que breve incluam em seus temas os nossos RIOS E MARES e seus sérios problemas ambientais.

saudações eco-fluviais

Prof. Jarmuth Andrade
Blog SOS Rios do Brasil
http://sosriosdobrasil.blogspot.com

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br