Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de dezembro de 2009

RIO PARAÍBA DO SUL : MOVIMENTO CONTRA A 2ª TRANSPOSIÇÃO FARÁ ATO DIA 31 DEZ, EM VOLTA REDONDA (RJ)

Foto aérea do rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda (RJ) - portalvr.com



Volta Redonda

A Cúria Diocesana de Barra do Piraí-Volta Redonda sediou hoje (15) o Encontro Ampliado da Comissão Ambiental Sul, que teve a participação de representantes de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Barra do Piraí. O principal tema foi o movimento contra o projeto de transposição do Rio Paraíba do Sul, que está sendo avaliado pelo governo do Estado de São Paulo para aumentar o abastecimento de água na capital.

Entre os pontos aprovados na reunião estão a realização de um ato durante a "Benção para 2010", que será organizada pela Diocese no dia 31, às 11h, na Avenida Beira-Rio. O padre Juarez Sampaio, que também participou da reunião, disse que está sendo elaborado um material de divulgação para informar a população do projeto de transposição e das agressões ambientais que o Rio Paraíba do Sul vem sofrendo.

- Em pouco tempo estará nas ruas um panfleto alertando a população para o projeto de transposição e também para o pouco cuidado que estamos tendo com o rio. No ato na Beira-Rio vamos lembrar a importância da água - disse.

O padre lembrou que a principal preocupação em relação ao projeto de transposição é que o rio não suporte a retirada de água para abastecer a capital paulista, aumentando os índices de poluição.
- O Rio Paraíba do Sul já não tem volume de água para empurrar os detritos e o esgoto que são despejados nele. A transposição vai diminuir esse volume de água ainda mais e o rio pode morrer - disse padre Juarez, lembrando ainda que o Rio depende muito do Paraíba para o abastecimento de água.

Também foi divulgada a "Carta em defesa do Rio Paraíba do Sul", elaborada por entidades do Estado do Rio, de Minas Gerais e São Paulo, os estados banhados pelo rio. A carta traz algumas reivindicações do grupo (ver abaixo).

O vereador Elias da Corbama (PRTB), de Barra Mansa, disse que a discussão sobre o projeto de transposição tem de ser levada a todas as comunidades. Elias relatou o índice de desmatamento que a Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul vem sofrendo.
- Cada cidadão tem que puxar esse movimento e essa discussão na sua comunidade. Estamos fazendo extensas caminhadas por locais perto do rio e vemos como o Vale do Paraíba está devastado. A erosão aumentou muito também na região - salientou o parlamentar, que sugeriu que fosse levada às secretarias municipais de Meio Ambiente a proposta de fazer um levantamento geral de áreas a serem reflorestadas, em cada município.

O vice-prefeito de Pinheiral, João Batista Teixeira Filho, o Joãozinho do Banerj, ressaltou que deve ser pedido a todas as câmaras municipais da região que façam audiências públicas sobre o assunto.
- Tenho preocupação com o esvaziamento desse movimento. Temos de comunicar aos municípios da região para fazer audiências públicas e reforçar a mobilização - disse, lembrando que o decreto do governo de São Paulo determinando a realização de um projeto para o abastecimento de água dá prazo até março para que seja decidida qual a ação que será tomada. Entre os quatro projetos em estudo, a transposição do Rio Paraíba do Sul é o que tem mais chances de se concretizar.
- Agora nós estamos correndo contra o tempo - disse o vice-prefeito.

Fonte:
Colaborador JOSÉ MARIA DA SILVA -
MEP-VR

mepvoltaredonda@yahoo.com.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br