Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de dezembro de 2009

PESQUISADOR DA USP APRESENTA O ASFALTO ANTIENCHENTE


USP faz testes com asfalto antienchente

da Folha Online

Hoje na Folha Enquanto São Paulo submergia na última terça-feira (8), uma rua dentro da USP (Universidade de São Paulo) enfrentava o temporal como se fosse uma chuvinha: as águas acumuladas no asfalto não ultrapassaram a altura da sarjeta. O segredo dessa rua, criada dentro do Laboratório de Hidráulica da Escola Politécnica, é uma nova tecnologia de asfalto, de acordo com a reportagem de Mário Cesar Carvalho publicada na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Mastrangelo Reino/Folha Imagem
Moradores do Jardim Romano, na zona leste, ainda sofrem com alagamentos provocados pelo temporal de terça-feira (8)
Moradores do Jardim Romano, na zona leste, ainda sofrem com alagamentos provocados pelo temporal de terça-feira (8)

Segundo o professor de engenharia hidráulica da Escola Politécnica da USP José Rodolfo Martins, responsável pela pesquisa, "O asfalto fica tão poroso quanto a areia da praia".

Com esse novo experimento, a universidade espera auxiliar a cidade a evitar novas enchentes, como a que ocorreu na última semana. O professor pretende criar um revestimento que retarde em 50% a velocidade com que as águas chegam aos rios e córregos da cidade.

O aumento da porosidade da cidade é essencial para reduzir o impacto das enchentes por duas razões, segundo o engenheiro Mario Thadeu Leme de Barros: eleva a absorção de água e reduz a criação de ilhas de calor, que potencializam as tempestades. Segundo ele, asfalto poroso pode ser usado em grandes áreas impermeáveis, como estacionamentos.

A chuva que atingiu São Paulo na última terça-feira provocou oito mortes e provocou um caos na cidade. Ruas, avenidas e rodovias foram inundadas e a cidade teve mais de cem pontos de alagamento. Até hoje, bairros da zona leste continuam alagados.

Em 24 horas, choveu 77,4 mm (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado) --o maior volume registrado desde 1999 pelo CGE em apenas um dia. No dia, oito pessoas morreram na região metropolitana. Desde o início do mês, foram registradas 23 mortes em todo o Estado.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br