Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de dezembro de 2009

MINISTRO DA SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUA


chamada
Rosana Hessel/Banco de Imagens da ANA

ANA e Secretaria de Assuntos Estratégicos farão planejamento para água

16/12/2009 - Ascom ANA

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, e o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro Guimarães, assinaram hoje na sede da agência, em Brasília, um acordo de cooperação técnica com o objetivo de formar um núcleo de pensamento estratégico na área de recursos hídricos para fornecer subsídios ao planejamento de longo prazo.

A cooperação vai atuar em cinco áreas: gestão de águas (especialmente na região Nordeste); irrigação no Brasil; definição de investimentos em atividades demandantes de água como insumo básico; usos múltiplos da água por bacia hidrográfica; integração sul-americana para planejamento e gerenciamento e usos de recursos hídricos.

Durante a solenidade de assinatura, Machado lembrou a necessidade de planejar obras que envolvam os recurso hídricos para que haja melhor aproveitamento de todas as potencialidades hídricas de cada bacia hidrográfica do País. Como exemplo, o diretor-presidente da ANA citou a discussão em torno dos estudos sobre a construção de eclusas que viabilizem a hidrovia dos rios Tapajós-Tocantins.

“A hidrovia Tapajós-Tocantins é fundamental para escoar a produção do Mato Grosso. Ao fazer seu planejamento, o setor elétrico precisa convocar outras áreas para que seja aproveitado todo o potencial hídrico. É preciso ter uma visão integrada da bacia”, disse Machado. Para ele, o acordo com a SAE será fundamental para discutir e encaminhar soluções para essas e outras questões. “Sem dúvida, o Atlas de Abastecimento Urbano de Água da ANA, que pesquisou a situação de quase três mil municípios no País, será um instrumento importante para esse acordo de cooperação. O que gostaríamos é que o Atlas se transformasse em uma política de governo”, disse.

Na avaliação de Pinheiro Guimarães, o acordo assinado entre a SAE e a ANA vai facilitar a cooperação entre países que dividem uma mesma bacia, como é o caso da Amazônica. Ele lembrou ainda que a construção da hidrelétrica de Itaipu foi feita sem eclusas. “Agora já estão construindo eclusas na usina hidrelétrica de Tucurui”, comparou.

Para o coordenador de Gestão Estratégica da ANA, Bruno Pagnoccheschi, a cooperação dará subsídios ao planejamento. “Estamos sinalizando 2030 como data para organizar toda a prospecção que vamos fazer”, disse.

A primeira etapa do acordo entre a ANA e a SAE, que irá vigorar por 60 meses, será implantar o núcleo de pensamento estratégico, até junho de 2010. Também a partir da assinatura da cooperação, nesta quarta-feira, terá início a elaboração de estudos, levantamentos, pesquisas, planos e programas de recursos hídricos.

Fonte: Rosana Hessel - Ascom ANA


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br