Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2009

JOVEM BIÓLOGA BRASILEIRA BUSCA A BIODEGRADAÇÃO DAS POLUENTES GARRAFAS PET - NOSSOS RIOS AGRADECEM !

A inteligente pesquisadora Bióloga Kethlen Rose, da Unicamp

Bióloga utiliza linhagens de fungos para biodegradação de garrafas PET

2/4/2009

RAQUEL DO CARMO SANTOS

A bióloga Kethlen Rose Inácio da Silva utilizou linhagens específicas de fungos para biodegradação de garrafas PET e de material bruto ou pellets, que são usados na produção das garrafas. Segundo a bióloga, a metodologia utilizada foi produzida em laboratório pela primeira vez na qual se utilizou a técnica de Planejamento Experimental para chegar a uma condição adequada para a biodegradação.

Foram realizados mais de 600 ensaios com diversas variáveis envolvendo duas linhagens de fungos denominados Ligninolíticos, além de resíduos agroindustriais. “É um processo extremamente complexo e que exige a análise de inúmeras variáveis para verificar a interferência destes na biodegradação dos polímeros”, explica Kethlen.

Na pesquisa, orientada pela professora Lúcia Regina Durrant, a chamada fermentação semi-sólida foi o processo que mais apresentou resultados positivos. Isto porque os microrganismos crescem em condições muito semelhantes ao seu habitat natural, o que os torna capazes de produzir determinadas enzimas e metabólitos, que usualmente não seriam produzidas em outros tipos de fermentação, e se fossem o rendimento seria baixo. “Ainda são necessários outros estudos para atestar a eficiência do processo, mas trata-se de um avanço considerável”, destaca.

Kethlen já havia estudado o processo de biorremediação para resíduos agroindustriais quando realizou pesquisa de iniciação científica na FEA, em 2003. Os resultados satisfatórios levaram à possibilidade de se utilizar os polímeros para os testes. Para a bióloga, a reciclagem de garrafas PET ainda é um desafio.

Ela lembra que para conseguir reciclar uma garrafa e transformá-la novamente em produto aceitável é um longo processo no qual ocorre a produção de impactos, como o consumo de recursos naturais – água e energia –, geração de resíduos sólidos, emissões atmosféricas e efluentes líquidos, além do consumo de parte da matéria bruta. “Os estudos são iniciais e a viabilidade é questionada”, argumenta.

Neste sentido, Kethlen acredita que a melhor forma de contribuir para o meio ambiente seja desenvolver novos produtos baseados em metodologias eficientes e adequadas à gestão ambiental, como foi o processo que desenvolveu.

Fonte: Jornal UNICAMP/Vilmar Berna - Portal do Meio Ambiente

UMA BOA NOTÍCIA PARA NOSSOS RIOS

Ao postarmos no Blog SOS Rios do Brasil a alvissareira notícia do Jornal da Unicamp sobre os trabalhos da pesquisadora Bióloga Kethlen, buscando em laboratório, através da técnica de Planejamento Experimental, chegar a uma condição adequada para a biodegradação das poluentes garrafas PET, que infestam nossos corpos d' água, provocando assoreamentos, entupimentos de bueiros e canalizações, inundações e enchentes, manifestamos nossas esperanças nessas pesquisas.

Certamente nossos leitores voltados a despoluição, recuperação e
revitalização de nossos rios, ribeirões, córregos e lagos ficarão na torcida para que seus exaustivos ensaios com os fungos Ligninolíticos possam no menor prazo possível confirmar a interferência destes na biodegradação dos polímeros.

Parabéns Kethlen e sua Mestra orientadora,
professora Lúcia Regina Durrant. Aguardamos breve, novas notícias!

Os rios do Brasil agradecem !


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br