Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de agosto de 2009

IEPA APÓS TRÊS ANOS DE PESQUISA ENCONTRA 118 ESPÉCIES DE ANFÍBIOS NA RESEX DO RIO CAJARI (AP)

Coletas em campo duraram 3 anos

Serpente se confunde com galhos


Pesquisadores encontram 118 espécies de anfíbios e répteis em reserva extrativista da Amazônia

ECODEBATE - 08/08/2009

Após três anos de estudos, aventuras e muita dedicação, um grupo de pesquisadores liderado pelo biólogo e mestre em zoologia Jucivaldo Dias Lima, do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), encontrou 118 espécies de anfíbios e répteis na Reserva Extrativista (Resex) do Rio Cajari, que fica no estado. Foram registrados ainda dois tipos de serpente – a Colubridae (Drepanoides annomalus) e a Elapidae (Micrurus hemprichii) –, e três gêneros de anfíbios ápodas, aqueles que não têm pernas, conhecidos também como cobras-cegas (cecílias).

Para o biólogo, a alta diversidade de espécies mostra a necessidade de preservação da natureza, principalmente tratando-se de uma reserva usada pela comunidade. “É um grande número de espécies para uma reserva extrativista. As que foram registradas são basicamente de Floresta Amazônica bem preservada, sem a presença de espécies exóticas”, explica. O ineditismo das informações colhidas durante as pesquisas é outro componente de destaque. Agora, os pesquisadores estão preparando artigo em que serão publicados os resultados obtidos.

As pesquisas científicas em áreas federais de conservação são autorizadas pelo Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio), gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Quando se trata de reservas extrativistas, é preciso ainda o aval das comunidades da região. No caso da Resex do Rio Cajari, como explica a analista ambiental Cristiane Góis, que atua na unidade, o projeto foi apresentado e aprovado durante reunião do Conselho Consultivo da unidade.

Agora, ao fim da pesquisa, detalha Cristiane, os pesquisadores do Iepa, conforme acertado na reunião, deverão apresentar um relatório à comunidade com os resultados dos estudos. “Além disso, o grupo liderado pelo biólogo Jucivaldo Lima se comprometeu a executar ações de educação ambiental no que se refere aos cuidados com animais peçonhentos e montar uma minicoleção com espécimes de répteis e anfíbios coletados.”

Esse tipo de trabalho, para a analista ambiental, é muito importante para o conhecimento detalhado da fauna e flora e também para a correta gestão da UC. “Fornecem dados para a construção do plano de manejo, que está sendo elaborado, e muitas pesquisas são base para propostas de desenvolvimento de atividades produtivas, como por exemplo, meliponicultura, criação ou manejo de animais silvestres, como cateto, paca, entre outros, e para o incremento na produção de castanha,” frisa Cristiane.

MOBILIZAÇÃO – A mobilização científica em torno desse tema se deu a partir de um convite da Embrapa Amapá no sentido de estudar a área com germinação de castanha do Brasil. O grupo liderado por Jucivaldo aceitou fazer parte do desafio e começou, em 2006, várias incursões na Resex. O encerramento das coletas se deu no meio do ano.

Os cientistas desenvolveram a pesquisa intitulada o “Efeito da Ocupação Populacional sobre a Composição e Riqueza de Espécies da Herpetofauna e suas implicações na Reserva Extrativista do Rio Cajari”. Ainda foram feitos dois trabalhos de conclusão do curso de Biologia da Universidade Federal do Amapá com base em levantamentos de anfíbios e répteis na Unidade de Conservação.

A metodologia utilizada para a coleta das amostragens foi estabelecida com base em visitas periódicas ao local de trabalhos. “Permanecíamos em campo por dez dias fazendo coletas e observações diurnas e à noite. Utilizávamos armadilhas que, neste período, permaneciam abertas, sendo vistoriadas diariamente. Tínhamos, assim, três transectos de um quilômetro abertos na mata, onde fazíamos a colocação das armadilhas e coletas por meio de procura ativa,” explica Lima.

Para outros estudos, detalha o biólogo, o grupo ampliava o número de colocações para sete, sendo que em cada uma delas eram abertos três transectos de um quilômetro, totalizando 21 quilômetros de amostra dentro da unidade. “No total tínhamos 28 armadilhas distribuídas em sete colocações, totalizando 336 baldes enterrados, uma vez que cada armadilha era composta por quatro baldes. Ficávamos cinco dias em cada ponto de colocação.”

Os pesquisadores permaneciam na mata por aproximadamente 15 horas ininterruptas. “Durante o período de amostragens acordávamos cedo para sair a campo entre 7h30 e 8h da manhã e retornávamos à noite, por volta das 23h. Passávamos o dia todo na mata, onde podíamos realmente entender melhor o que ocorria na área, além, é claro, de observar as belezas naturais,” destaca Jucivaldo Lima.

Todos os envolvidos, as biólogas Andreza Ramalho da Silva e Suelique de Souza Queiroz e os estudantes de Biologia Rafael Cabral dos Santos e Hugo Marques Solano, sob o comando de Jucivaldo Dias Lima, contaram com apoio dos moradores da região para darem andamento às pesquisas. “Eles nos deram permissão para a entrada em seus castanhais e nos auxiliaram como guias nos deslocamentos pela área. Ainda recebemos apoio fundamental dos técnicos do Instituto Chico Mendes responsáveis pela gestão da reserva”, conta Jucivaldo.

Para o cientista, essa pesquisa com répteis e anfíbios é só o primeiro passo de várias outras observações científicas que podem ser feitas na Resex do Rio Cajari. “Acho que a unidade de conservação tem potencial para grandes estudos, como os de biologia reprodutiva das espécies, comportamento e vários outros estudos de ecologia,” conclui.

* Texto de Carlos Oliveira, do ICMBio, publicado pelo EcoDebate, 08/08/2009

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br