Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de agosto de 2009

MINERADORA EM PARACATU (MG): UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA

Localização do Município de Paracatu, 17° 13′ 19″ S 46° 52′ 30″ O ( Wikipédia )

Carta-manifesto:

Mineradora canadense traz doença, morte, pobreza e destruição aos milhares de habitantes de Paracatu, Brasil

Manifesto de Paracatu, julho de 2009

Carta-manifesto e apelo nacional e internacional (*)

Mineradora canadense traz doença, morte, pobreza e destruição aos milhares de habitantes de Paracatu, Brasil

Crianças e jovens são os que mais adoecem e morrem, e as riquezas e os valores são destruídos

A expansão da mina de ouro da transnacional canadense RPM/Kinross traz a morte e a pobreza aos milhares de habitantes de Paracatu. O processo de licenciamento ambiental do empreendimento é uma farsa orquestrada para esconder os fatos que são inconvenientes para os canadenses, e mortais para os brasileiros.
Nada justifica a indiferença de algumas poucas pessoas do governo brasileiro que decidem pelo genocídio do seu próprio povo. Felizmente os autores deste manifesto tiveram tempo suficiente para descobrir e divulgar esses fatos.
A sociedade brasileira e seus representantes ainda têm a oportunidade de evitar um dos maiores genocídios tolerados da história do Brasil moderno. Este documento sintetiza os pontos principais dessa catástrofe anunciada e reforça os apelos à comunidade nacional e internacional para intervir no caso.
O relatório da SUPRAMNOR não discute o milhão de toneladas de arsênio inorgânico que serão liberadas para o meio ambiente urbano de Paracatu e seu entorno, em decorrência da expansão da mineração, e especificamente despejadas no Vale do Machadinho, a verdadeira caixa d’água potável de milhares de paracatuenses.
"Um milhão de toneladas de arsênio é veneno suficiente para matar 10 trilhões de pessoas, ou seja, mais de mil vezes a população mundial atual. A ocultação desse risco monstruoso é pior do que um crime. É um erro primário, por si só desqualificante do relatório da SUPRAMNOR."

(*) As seguintes pessoas participaram da elaboração deste manifesto:

. Márcio José dos Santos, geólogo, possui 7 anos de experiência em pesquisa de ouro (Mineração Morro Velho – Grupo Anglo Gold, e Mineração Colorado – BHP-Utah Mining).
. Paulo Maurício Serrano Neves, procurador de justiça criminal do Estado de Goiás.
. Sergio Ulhoa Dani, médico, doutor em medicina e doutor em patologia, livre-docente em genética. SUD é o autor correspondente: srgdani@gmail.com.

Conheça na íntegra o manifesto de Paracatu - clique

Fonte: EcoDebate, 31/07/2009

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Realmente e um absurdo e nesta mineradora compra-se areia dos nossos rios como o rio escuro e fazendo buracos e acabando pra entregar a rio paracatu milhares de caminhoes de area sendo descarregada no morro e saindo dos nossos rios limpos e sem poluiçao mas esta acabando com tudo e um absurdo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Prof. Jarmuth/SOS Rios do Brasil19 maio, 2010 15:31

    Olá pessoal de Paracatu,

    Não se pode fazer nada? Vamos ficar de braços curzados vendo os estrangeiros faturar alto com os minérios de Paracatu e trazer veneno tão perigoso para seus rios e toda a bacia?
    Existe algum movimento contra isso na cidade?
    Porque não organizar um "SOS VALE DO MACHADINHO" ?
    Nós estamos disponíveis para divulgar as campanhas e movimentos que voces organizarem.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br