Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de outubro de 2009

CRÍTICAS À VIAGEM DE LULA ÀS OBRAS DO RIO S. FRANCISCO

Para o ambientalista Apolo Heringer, projeto de revitalização deixa a desejar do ponto de vista ecológico


Presidente Lula faz visitas às obras de revitalização e transposição do Rio São Francisco

Viagem - Críticas de todos os lados

Jornal Estado de Minas

Beto Novaes/EM/D.A Press - 03/10/08

A maratona de visitas às obras de revitalização e transposição do Rio São Francisco que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz a partir de hoje com a ministra da Casa Civil e sua pré-candidata à presidÊncia, Dilma Rousseff, gerou críticas da oposição e de ambientalistas. Para o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), além do cunho eleitoral para favorecer a campanha da ministra, a viagem do presidente ao Vale do Rio São Francisco em Minas Gerais, Bahia e Pernambuco tem outro sentido: esconder os problemas enfrentados pelo governo com o excesso de gastos públicos e dar uma ideia de que “tudo vai bem, obrigado”.

“Em 2009, a arrecadação teve uma queda de 1,5% em termos nominais. Mas as despesas do governo com pagamento de pessoal cresceram 16%. Por isso, houve a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e agora o governo se viu obrigado a segurar as restituições do Imposto de Renda. Então, para iludir a opinião pública, resolveram fazer esse périplo, que tem claro cunho eleitoral, com a ministra (Dilma) a tiracolo, mas querem também tapar o sol com a peneira”, disparou José Agripino.

Meio Ambiente Já para o ambientalista Apolo Heringer Lisboa, as obras da revitalização do Rio São Francisco apresentaram algum avanço no que se refere ao tratamento de esgoto. Mas, para a recuperação da bacia, faltam investimentos em outras ações para aumentar o volume de água e permitir o retorno dos peixes ao rio, como o combate efetivo ao assoreamento e o replantio de matas ciliares.

“Não podemos negar que houve avanços, com o tratamento de esgoto em cidades menores. Mas é preciso acelerar as obras de recuperação ambiental”, afirmou Heringer, que é um dos fundadores do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. À frente do Projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele também coordena as ações para a despoluição do Rio das Velhas, um dos principais afluentes do Velho Chico. O ambientalista lembrou que o governo incluiu no projeto da revitalização a construção de barragens em afluentes do São Francisco. “Mas construção de represas não significa revitalização”, salientou.

Defesa A Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) em Minas divulgou relatório informando que os investimentos na revitalização do rio no estado chegam a R$ 476 milhões, incluindo, além do tratamento de esgoto, a recuperação de matas ciliares e o combate ao assoreamento. Integrante da Comissão Interparlamentar de Estudos do Rio São Francisco, o deputado estadual Paulo Guedes (PT) contestou Apolo Heringer e afirmou que a obra de revitalização inclui várias ações, como o fornecimento de água potável para as populações ribeirinhas. Fonte: REMA Atlântico - João Suasuna


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br