14/10/2009
Agência FAPESP – O climatologista Carlos Nobre é o ganhador do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental. Escolhido pelos estudos desenvolvidos sobre mudanças climáticas e os efeitos do aquecimento global na Amazônia, o cientista recebeu o prêmio nesta terça-feira (13/10), no Rio de Janeiro.
Nobre é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coordenador executivo do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.
Para Nobre, o prêmio é um reconhecimento da capacidade do Brasil em pesquisas sobre o sistema climático. “Não é muito comum um cientista receber essa modalidade de prêmio. É um reconhecimento do esforço do cientista em mostrar seu importante papel na sociedade”, disse.
De acordo com Nobre, as mudanças climáticas são uma séria ameaça à sustentabilidade do planeta e exige ações intensas e urgentes. “A cada dia vemos que os impactos das mudanças climáticas estão presentes, não são para o futuro”, disse. Segundo ele, os pesquisadores têm a responsabilidade de comunicar essa realidade com agilidade para orientar as ações políticas necessárias.
A entrega do prêmio foi feita em um veleiro holandês que refaz o trajeto do naturalista inglês Charles Darwin, cuja expedição há 177 anos levou às descobertas que o ajudaram a formular a Teoria da Evolução.
Esta é a segunda edição do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental. Na primeira, em 2006, a ganhadora foi a então ministra do meio Ambiente, Marina Silva.
Mais informações: http://www.wwf.org.br/
A IMPRENSA BRASILEIRA EM GERAL E MESMO OS COMUNICADORES AMBIENTAIS COSTUMAM VALORIZAR MUITO OS CIENTISTAS E PESQUISADORES ESTRANGEIROS, QUE PERTENCEM A UMA FAMOSA UNIVERSIDADE A OU B, A DETERMINADOS GRUPOS DE DESTAQUE INTERNACIONAL E MUITAS VEZES SABEMOS MAIS SOBRE ESSES, DO QUE SOBRE OS CIENTISTAS TUPINIQUINS.
CONHEÇA O DR. CARLOS NOBRE
CONFIRA SUA ENTREVISTA NO BLOG WWF
Caro Prof. Jarmuth
ResponderExcluirQuero agradecer pela sua visita no Natureza e Paz, e gostei de saber sobre o prêmio que o Dr Carlos Afonso Nobre recebeu, isso valoriza mais a nossa luta pela preservação da natureza, pois eu já tenho o nome dele no meu banco de dados das pesonalidades ambientais.
Coloquei também, um link do ISOSRiosBr no NatPaz para acompanhar melhor as notícias de nossos rios.
Um forte abraço.
Carlos Nascimento