Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de outubro de 2009

PESQUISADOR CARLOS NOBRE (INPE) É O GANHADOR DO PRÊMIO PERSONALIDADE AMBIENTAL (WWF)

Carlos Nobre, pesquisador do Inpe e coordenador executivo do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, ganha o Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental (foto: MCT)



Personalidade ambiental 2009
14/10/2009

Agência FAPESP – O climatologista Carlos Nobre é o ganhador do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental. Escolhido pelos estudos desenvolvidos sobre mudanças climáticas e os efeitos do aquecimento global na Amazônia, o cientista recebeu o prêmio nesta terça-feira (13/10), no Rio de Janeiro.

Nobre é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coordenador executivo do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.

Para Nobre, o prêmio é um reconhecimento da capacidade do Brasil em pesquisas sobre o sistema climático. “Não é muito comum um cientista receber essa modalidade de prêmio. É um reconhecimento do esforço do cientista em mostrar seu importante papel na sociedade”, disse.

De acordo com Nobre, as mudanças climáticas são uma séria ameaça à sustentabilidade do planeta e exige ações intensas e urgentes. “A cada dia vemos que os impactos das mudanças climáticas estão presentes, não são para o futuro”, disse. Segundo ele, os pesquisadores têm a responsabilidade de comunicar essa realidade com agilidade para orientar as ações políticas necessárias.

A entrega do prêmio foi feita em um veleiro holandês que refaz o trajeto do naturalista inglês Charles Darwin, cuja expedição há 177 anos levou às descobertas que o ajudaram a formular a Teoria da Evolução.

Esta é a segunda edição do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental. Na primeira, em 2006, a ganhadora foi a então ministra do meio Ambiente, Marina Silva.

Mais informações: http://www.wwf.org.br/

A IMPRENSA BRASILEIRA EM GERAL E MESMO OS COMUNICADORES AMBIENTAIS COSTUMAM VALORIZAR MUITO OS CIENTISTAS E PESQUISADORES ESTRANGEIROS, QUE PERTENCEM A UMA FAMOSA UNIVERSIDADE A OU B, A DETERMINADOS GRUPOS DE DESTAQUE INTERNACIONAL E MUITAS VEZES SABEMOS MAIS SOBRE ESSES, DO QUE SOBRE OS CIENTISTAS TUPINIQUINS.
TENHO CERTEZA QUE MUITA GENTE DESCONHECE O DR. CARLOS AFONSO NOBRE E SEU TRABALHO DE RECONHECIMENTO INTERNANCIONAL. ELE INCLUSIVE "foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) que, em 2007, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com Al Gore. Recebeu, em 2007, o Prêmio da Fundação Conrado Wessel, na área de Meio Ambiente", MOSTRANDO ASSIM A IMPORTÂNCIA DE SEUS TRABALHOS.
CARO DR. CARLOS NOBRE, RECEBA AS FELICITAÇÕES DO BLOG SOS RIOS DO BRASIL, PELO MERECIDO PRÊMIO WWF-BRASIL PERSONALIDADE AMBIENTAL E PELO EXCELENTE TRABALHO QUE REALIZA ATRAVÉS DOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL NA AMAZÔNIA.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Caro Prof. Jarmuth
    Quero agradecer pela sua visita no Natureza e Paz, e gostei de saber sobre o prêmio que o Dr Carlos Afonso Nobre recebeu, isso valoriza mais a nossa luta pela preservação da natureza, pois eu já tenho o nome dele no meu banco de dados das pesonalidades ambientais.
    Coloquei também, um link do ISOSRiosBr no NatPaz para acompanhar melhor as notícias de nossos rios.
    Um forte abraço.
    Carlos Nascimento

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br