Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de outubro de 2009

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO RIO DO BISPO EM SALVADOR (BA)


Rio do Bispo,  afluente da margem direita do Rio Mangabeira, em Salvador (BA)


Relatório Técnico

Diagnóstico Situacional do Rio Bispo, em Salvador, Bahia

Em atenção à solicitação do sítio virtual SOS Rios do Brasil, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) vem, através desta, detalhar os estudos realizados sobre a contaminação do Rio do Bispo, que resultou num diagnóstico situacional que aponta sugestões para a recuperação da qualidade hídrica do referido rio, conforme requerido em audiência pública do procedimento 003.0.172172/2007, realizada no dia 17 de setembro de 2008.

O “Relatório Técnico – Diagnóstico Situacional do Rio Bispo” resulta de uma inspeção realizada em 29 de outubro de 2008 por técnicos do INGÁ (da Diretoria e Coordenação de Monitoramento e Informação) e da Embasa. O estudo visa atender à solicitação do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE) e às reivindicações das comunidades residentes no entorno do rio, localizado na Colina de Itapoã.

O Rio Bispo é um afluente da margem direita do Rio Mangabeira, que deságua no Rio Jaguaribe. Ele é proveniente do bairro Mussurunga, atravessa a Av. Paralela, segue à Vila Romana, passando pelo Km 17 e Nova Brasília até chegar ao Bairro da Paz.

De acordo com o estudo, o rio apresenta limpidez, sem a presença de lixo e plantas aquáticas somente até chegar à Vila Romana. O curso do rio, a partir da referida Vila, apresentava aspecto sujo e malcheiroso, com colonização por macrófitas, acúmulo de lixo e entulhos, lançamentos de efluentes domésticos sem tratamento, e, ainda, ausência de matas ciliares.

Esses problemas costumam afetar a comunidade com a proliferação de insetos, enchentes com alagamento de lares e vias locais e a falta de saneamento, possibilitando doenças sanitárias, além de alergias, insônia e irritabilidade dos moradores da região.

Como medidas a serem tomadas para minimizar os impactos causados ao rio, e visando o bem estar da comunidade, o INGÁ recomendou aos órgãos competentes, através do diagnóstico emitido ao MPE, ligação de todos os domicílios à rede de esgotos da Embasa; relocação dos pontos de coleta de lixo, bem como limpeza da calha do rio com retirada de lixo, entulho e vegetação; limpeza das bocas-de-lobo para escoamento das águas pluviais; e ação de conscientização com as comunidades para retirada dos criadouros dos insetos em todo o curso do rio. Trata-se de providências que deve ser tomada pelo poder público municipal.

Adicionalmente, o INGÁ vai iniciar, a partir de janeiro de 2010, o monitoramento trimestral da qualidade das águas dos rios que cortam a capital baiana, Salvador, através de uma ampliação do Programa Monitora. Atualmente, o INGÁ monitora a qualidade das águas dos 100 maiores rios do Estado, em diversos parâmetros de qualidade, em campanhas trimestrais, e leva à sociedade as campanhas realizadas disponibilizando os resultados apurados no sítio virtual http://monitora.inga.ba.gov.br/.

Fonte: Jornalista Letícia Belém - Ascom INGÁ - Salvador (BA)
SAIBA MAIS

1 de Outubro de 2009
PASSEATA PELA REVITALIZAÇÃO DO RIO XANGÔ/RIO DO BISPO (SALVADOR - BA) - DIA 07/10 -
Clique

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. a foto é em salvador, mas por favor, esta imagem não é do referido rio, corrigam, por favor

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br