Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de outubro de 2009

TÉCNICA DESENVOLVIDA PELA SABESP E ESALQ/USP APROVEITA ÁGUA DE ESGOTO TRATADO, NA AGRICULTURA


ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE LINS - Água rica em nitrogênio e fósforo


Água de tratamento de esgoto é adubo

Água de reúso já é amplamente aplicada em lavouras. Sabesp pode fornecer insumo

Tramita no Ministério do Meio Ambiente um projeto que pretende liberar, para irrigação de lavouras, o uso de água resultante do tratamento de esgoto. Esta água, repleta de material orgânico, é considerada um bom adubo. Ainda não há previsão de quando a tecnologia poderá ser empregada na agricultura, mas na Austrália e Israel, por exemplo, já é amplamente utilizada.

Desenvolvida pela Sabesp, em parceria com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a técnica começou a ser estudada em 2001 e já foi aplicada experimentalmente num campo de 7 hectares em Lins (SP). "A água proveniente do esgoto tratado tem altos níveis de nitrogênio e fósforo", diz a coordenadora do projeto, professora Célia Regina Montes. Nitrogênio e fósforo, juntamente com o potássio, são os três principais componentes de fórmulas de adubos.

Conforme a Sabesp, cem estações de tratamento em todo o Estado estão aptas a fornecer a água de reúso resultante do tratamento de esgoto. Até 2012, a expectativa da companhia é a de que 400 estações desenvolvam a prática. Para o superintendente do órgão, Luiz Paulo de Almeida Neto, a técnica também colabora com o meio ambiente.

"Um dos pontos mais vantajosos do reúso da água proveniente do tratamento de esgoto é o aspecto ambiental. Quando o resíduo não é reutilizado, ele volta para os cursos d"água com altos níveis de substâncias que colaboram para a poluição", ressalta.

"Esta água é indicada para a produção de café torrado, cana-de-açúcar, álcool, açúcar, milho e feno", afirma Célia. Inicialmente, a técnica deverá atender às produções mais próximas às estações. É fundamental que o produtor tenha, porém, um sistema de irrigação instalado. A Sabesp defende que a prática de reúso da água seja regulamentada para que a aplicação obedeça a um limite máximo de litros por metro quadrado. O uso excessivo do esgoto tratado pode poluir o lençol freático ou, até mesmo, voltar para o leito do rio. Fonte:OESP, 7/10, Agrícola, p.4.- Leila Maria Monteiro da Silva/Manchetes Socioambientais - ISA

MAIS INFORMAÇÕES:
Sabesp, tel. (0--14) 3533-5512
*
*
SAIBA MAIS SOBRE ÁGUA DE REUSO

DISPOSIÇÃO DE EFLUENTES DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS NO
SOLO: UMA TÉCNICA DE REÚSO DE ÁGUAS


Os esgotos sanitários constituem-se na principal fonte poluidora de grande parte dos rios brasileiros, notadamente aqueles próximos aos centros urbanos. De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 65% das internações hospitalares de crianças menores de 10 anos estão associadas à falta de saneamento básico. Em 1997, segundo o Ministério da Saúde, morreram 50 pessoas por dia no Brasil vitimadas por enfermidades relacionadas à falta de saneamento básico.

Destas, 40% eram crianças de 0 a 4 anos de idade (citado no Relatório “Incorporação da Coleta, Tratamento e Disposição do Esgoto Sanitário na Agenda de Prioridade dos Municípios Brasileiros”). De acordo com Relatório elaborado pela Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República (2001), referente ao ano de 2000, cerca de 54,9 milhões de um total de 137,7 milhões da população urbana brasileira é servida por esgotamento sanitário, ou seja, apenas 39,9 % da população urbana do Brasil possui rede coletora de esgotos em suas residências. Em relação ao volume de esgotos gerados, cerca de 55,0 % são coletados e cerca de 26,0 % recebem algum tipo de tratamento.

A disposição no solo de efluentes de Estação de Tratamento de Esgotos é uma técnica de reúso de águas. Outros usos destes efluentes incluem a piscicultura e o reúso por indústrias. O reúso é uma pratica não muito difundida no Brasil, devendo ser incentivada principalmente em locais de escassez de água para o consumo humano. Utilizada com critérios, esta técnica possibilita a liberação da água dos mananciais para usos onde há necessidade de uma qualidade melhor. SAIBA MAIS


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br