O AÇUDE DE BOQUEIRÃO E A POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS
Por Roberto da Costa Vital (*)
Nos escritos que tenho produzido para dá vazão às minhas inquietudes técnicas, cidadãs e políticas, entre outros assuntos, no âmbito da política ambiental na Paraíba, reiteradamente denuncio e protesto a omissão, e leniência, com que os organismos públicos tem enfrentado a questão da poluição do Açude Epitácio Pessoa , em Boqueirão (PB), pela ação inconsequente do uso intensivo de agrotóxicos nos cultivos de hortaliças praticados à montante daquele reservatório. Prática que tem contribuído para a incessante elevação dos níveis de metal pesado na água que a CAGEPA utiliza para abastecer Campina Grande, submetendo sua população à elevação dos riscos de contração de câncer.
Na manhã da última quarta, 07/04, antes de viajar a Campina Grande, para participar da primeira reunião do ano da Comissão Estadual da Produção Orgânica, na qual represento a Prefeitura de João Pessoa, que apoia um trabalho promissor nesta área, tive a oportunidade e alegria de ler no Correio da Paraíba, (pág 6 do Caderno B), importante e feliz notícia que me fez "queimar a língua"- o IBAMA deflagrou intensa operação de fiscalização, inclusive com o uso de helicóptero, e autuou vários agricultores por desmatamento e uso indiscriminado de agrotóxicos.
E, na reunião da CPORG-PB/ Comissão Estadual da Produção de Orgânicos, presidida pela Superintendência Federal da Agricultura, convocada para discutir a programação da SEMANA DOS ORGÂNICOS, a se realizar, em todo o Estado, na última semana de Maio, ainda impregnado pela alegria da noticia, sugeri que se analisasse a possibilidade de que a abertura daquele evento se realizasse em Boqueirão, como forma de se discutir /construir estratégias que, via programação intensiva de capacitação agroecológica, se debelasse o mal que esta produção poluída de Boqueirão faz ao povo da Paraíba.
Mas, a minha sugestão foi absolutamente desconsiderada. Argumenta-se que não há interlocutores em Boqueirão interessados no assunto produção orgânica. Sugeri que se iniciasse a prospecção de interlocutores pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que deve se preocupar com a melhoria da qualidade de trabalho e vida dos seus associados, e ouvi o comentário de que é o primeiro a "desconversar" o assunto. E,... enfim, ... compreendi que a VI SEMANA DOS ORGÂNICOS não serve como instrumento político para deflagrar processo de mudanças... continua tudo como está... e no próximo ano, novamente VII SEMANA DOS ORGÂNICOS...
(*) Eng° Agrônomo
Diretor do Projeto CINTURÃO VERDE/PMJP
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
vcs poderiam falar mais sobre o esgoto na cidade de boqueirao,pois o problema e muito serio.Pessoas vivem na escosta desse esgoto e sao muito prejudicadas quando chove, alem desse problema esse esgoto vai direto para o rio paraiba sem tratamento algum!
ResponderExcluirPrescisamos de ajuda!
divuguem um pouco mais.
Achei interessante o assunto. Estou fazendo doutorado e minha tese é sobre o uso de agrotoxicos em Boqueirão. Só que estou tendo muitas dificuldades em coletar algumas informações. Vc tem algo que possa me ajudar?
ResponderExcluirmeu email é:
maricelma.ribeiro@gmail.com
Olá Maricelma,
ResponderExcluir1. Vc pode fazer contato com o pessoal do IBAMA na Paraíba que fez diversas operações contra agrotóxicos;
2. O Eng. Agrº Roberto da Costa Vital que é Diretor do Projeto CINTURÃO VERDE/PMJP e escreveu este artigo pode ter bons dados para seu trabalho acadêmico;
3. O Engº João Suassuna da UFPE e grande pesquisador dos recursos hídricos no semi-árido também pode ajudá-la. Pode falar com ele em nosso nome. (email:
Eng. JoãoSuassuna(joao.suassuna@fundaj.gov.br)
Depois, querendo publicar alguns artigos de sua tese, o Blog está às suas ordens.
Sucesso!
Gente,
ResponderExcluirFaço parte de uma associação de Lideranças, Organizações Agricultores e Agricultoras familiares do Cariri paraibano - CASACO, que tem sede na cidade de Boqueirão e entre vários temas mobilizadores nosso, está a campanha Cariri Livre de Agrotóxicos, lançada no dia do agricultor no ano 2012. Será muito interessante se somassemos esforços junto a este tema tão importante e danoso para o meio ambiente e para a saúde pública.
Célia Araujo
associacaocasaco@gmail.com