Confira a seguir a avaliação do discurso de Juan Calderón na abertura da CoP16 feita pela equipe do Vitae Civilis, diretamente de Cancun:
Estão abertos os trabalhos!
Teve início dia 27 de novembro de 2010, a 16ª Conferência das Partes da Convenção Quadro da ONU para Mudanças Climáticas – um encontro paradoxalmente cercado ao mesmo tempo por expectativas e ceticismo. De um lado, há a esperança de que os negociadores consigam avançar em pontos chave da negociação climática para criar as condições necessárias para um acordo global justo, ambicioso e vinculante que efetivamente interrompa a tendência de mudanças do clima.
Por outro lado, após o resultado da CoP15, ninguém acredita que tal acordo venha a ser fechado aqui, em Cancun. Ainda assim, o tom da cerimônia de aberturas não deixou dúvida sobre as intenções do México, país anfitrião da Conferência: usando o melhor de seus dotes de orador, o presidente Juan Calderón fez um discurso direto, chamando a responsabilidade para os negociadores. Ou seja, desta vez não há espaço ou clima para acordos políticos, como o Acordo de Copenhague. Agora é a vez dos negociadores, dos diplomatas, burilarem em cima do que a CoP15 nos deixou.
E não são poucos os pontos que merecem atenção e precisam de definições aqui: a regulamentação dos recursos financeiros de US$ 30 bilhões, no curto prazo, e US$ 100 bilhões, no médio prazo; a governança desse processo; e a questão da mensuração, verificação e relato dos avanços dos países dentro de suas metas, apenas para citar alguns itens. Ficou claro que o país anfitrião quer chegar ao final da convenção, no dia 11 de dezembro, com resultados concretos para apresentar à opinião pública. A conferir se esse empenho será bem sucedido.
SAIBA MAIS:
- Calderón relaciona eventos climáticos extremos com aquecimento global
-
Aviso aos desenvolvimentistas
-
Mudanças climáticas, um assunto de todos
Acompanhe as negociações internacionais em mudança de clima:
CoP16 em Cancun no blog especial www.vitaecivilis.org
ou siga no twitter @vitaecivilis
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br