Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de abril de 2011

CBH DO RIO PIRACICABA COMEÇARÁ A COBRANÇA DO USO DA ÁGUA EM SETEMBRO



Comitê Rio Piracicaba  define regras para cobrar pelo uso das águas 

Dia 14 de abril, o Comite de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba em sua 46ª reunião ordinária realizada em João Monlevade,  aprovou os mecanismos e os valores para a cobrança do uso da  água na Bacia. A reunião contou com a participação de representantes de todos os seguimentos que compõem o comitê: poder publico, usuários da água e sociedade civil organizada.   A Fundação Relictos é uma das representantes das entidades  ambientalistas no Comitê, e participou de todas as reuniões e negociações para a implantação da cobrança.

A cobrança começará ser feita a partir de setembro deste ano, e os recursos arrecadados serão usados para financiar ações visando a recuperação da qualidade e da quantidades das águas na bacia do Rio Piracicaba.
A cobrança irá incidir sobre os usuários que captam, consomem ou utilizam a água para transporte e diluição de efluentes em uma quantidade significativa, como indústrias, empresas de abastecimento publico e produtores rurais irrigantes. Independente do volume de água capitado todos os possuidores de poços artesianos também irão pagar pelo uso da  água.

A cobrança não é um imposto, mas um preço público que funciona como se fosse uma taxa condominial. Os valores aprovados serão válidos exclusivamente para usuários da água da Bacia Rio Piracicaba e foram fixados a partir de um pacto entre os participantes do comitê de bacia.

Os valores definidos terão reajustes anuais, entretanto estes aumentos somente acontecerão se a Agencia de Bacia, órgão técnico de apoio ao Comite, conseguir cumprir com as metas estabelecidas no contrato de gestão assinado com o IGAM.

O objetivo da cobrança é reconhecer a água como bem econômico e dar ao usuário uma indicação de seu real valor, bem como incentivar a racionalização do uso da água e obter recursos para o financiamento dos programas e intervenções contemplados no Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba. Fonte: Relictos.Org.br

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br