Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de abril de 2011

SOS RIBEIRÃO DOS PUTINS - ESTUDANTES MONITORAM AS SUAS ÁGUAS



Monitoramento da água no bairro Parque das Garças

São José dos Campos - SP









Local: Parque das Garças, Córrego Ribeirão dos Putins, São José dos Campos/SP

Envolvidos
: Alunos do 1° EM



Parâmetros dos testes:
 
Oxigênio dissolvido (OD): mede quantas moléculas de oxigênio estão presentes na água.
pH ( Acidez): Mede se um líquido é ácido ou básico.
Turbides ( claridade): mede a claridade da água.
Temperatura: mede o calor da água.

A participação dos alunos no monitoramento foi muito importante, pois perceberam que a ocupação desordenada é uma das causas das alterações no ciclo hidrológico. Refletiram que um dos maiores problemas do córrego é o grande volume de água não tratada despejado no córrego e, como a sua capacidade depuradora natural é limitada, o acúmulo dessa matéria orgânica produz um enorme consumo de oxigênio, resultando no aumento da toxicidade devido ao crescimento de algas indesejáveis e causando riscos à saúde da população. 

Perceberam que o tratamento de esgotos domésticos é uma ação estratégica fundamental. A reflexão sobre como resolver os problemas hídricos que envolvem as comunidades pode ser decisiva e depende da conscientização para uma futura mobilização.

Veja o Vídeo:






BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. No dia 22 de Março, Dia mundial da Agua, o Programa WWMC - World Water Monitoring Challenge anunciou os vencedores da 3º Edição Mundial do Water Champion awards - Prêmio Campeões da Água, que reconhece mundialmente as ações educacionais para preservação dos recursos hídricos.
    As ações de monitoramento do Córrego Cambuí, realizadas em 2011, possibilitaram à Escola Dinorá Brito levar o Prêmio Campeões da Água na América do Sul.
    Confira: http://www.monitorwater.org/2011_Awardees_South_America.aspx#South_America_2

    World Water Monitoring Challenge é um programa de educação e sensibilização internacional que constrói a consciência e participação dos alunos na proteção dos recursos hídricos no mundo, envolvendo estudantes a realizar o monitoramento da água.
    Em 2011, aproximadamente 340.000 alunos em 77 países monitoraram seus rios locais, compartilham suas descobertas e traçam planos de ação para proteger esse recurso tão precioso.

    É uma vitória de todos nós!

    http://maonaterra.blogspot.com.br/2012/03/premio-internacional.html

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br