Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de abril de 2011

SOS LAGOA ENCANTADA - ILHÉUS (BA) - POLÊMICO PORTO SERÁ EM OUTRO LOCAL

 Esta prevalecendo o bom senso em Ilhéus...

Após pressão, porto em Ilhéus vai mudar de local

13 de abril de 2011
Tiago Décimo / SALVADOR - O Estado de S.Paulo

O Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul, de Ilhéus, no sul da Bahia, apontado como a maior obra de infraestrutura do governo Jaques Wagner, teve seu ponto de instalação alterado por decreto publicado no Diário Oficial de ontem.
A alteração ocorre após pressão de organizações não governamentais (ONGs) ligadas à proteção ambiental e de um pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), feito em fevereiro, para que fossem apresentadas alternativas de localização para o complexo.
A estrutura, orçada em R$ 14,1 bilhões, vai reunir um terminal ferroviário - o fim da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em construção -, o porto, o retroporto (local de movimentação de cargas), rodovia e um aeroporto internacional. A expectativa é de que o complexo seja capaz de escoar toda a produção de minérios e de grãos do Estado.
Mata Atlântica. De acordo com o projeto original, o complexo seria instalado na região conhecida como Ponta do Tulha, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada, a 30 quilômetros de Ilhéus. Segundo estudos, cerca de 2,4 mil hectares de Mata Atlântica e mangues seriam devastados. Além disso, o porto, a 3 quilômetros da costa, ficaria sobre uma barreira de corais.
A mudança de local foi pequena - cerca de 5 quilômetros de distância do ponto original, no sentido de Ilhéus -, mas suficiente, segundo o governo, para que a ameaça de destruição de barreiras de corais fosse afastada e a devastação da fauna e da flora, minimizada.
Segundo o decreto, uma área de 4,83 mil hectares, na localidade de Aritaguá, foi declarada de utilidade pública para fins de desapropriação. "Com o aprofundamento dos estudos de impacto ambiental, foi possível ter elementos mais apurados para uma reavaliação da área", disse a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon.
A repercussão da mudança entre os ambientalistas foi positiva. Mas os líderes das ONGs aguardam mais estudos sobre o projeto - incluindo uma avaliação do impacto que o transporte de minério causará à Mata Atlântica.  Fonte: Jornal O Estadão







BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. leidean eoliveira25 novembro, 2011 14:23

    a galera deve deixar de ser idiota esse porto vai melhorar nossas vidas pq eu sou de la e precisamos de mudança leideane oliveira

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br