Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de abril de 2011

SOS MANANCIAIS DA SERRA DOS COCAIS - UMA COMUNIDADE EM DEFESA DE SUAS ÁGUAS



A Serra dos Cocais esta localizada entre os municípios de Valinhos, Vinhedo, Itatiba e Louveira.

Recursos Hídricos - Importante Manancial Em Risco


A Serra dos Cocais esta situada entre os municípios de Valinhos, Itatiba, Louveira e Vinhedo, nela nascem diversos córregos e ribeirões formadores do rio Capivari, Ribeirão Pinheiros e do rio Atibaia, este último responsável por 95% do abastecimento de Campinas e outros municípios da região. Seu sub-solo possui um conjunto de cavernas granitóides, algumas consideradas como as maiores do Brasil. Sua vegetação é uma transição entre mata atlântica e cerrado, e abriga também um pequeno mostruário de flora seca da caatinga, um remanescente de vegetação da última fase seca da época da glaciação, de mais de 10 mil anos.

Na Serra dos Cocais nascem diversos córregos e ribeirões formadores do rio Atibaia, Ribeirão Pinheiros e do rio Capivari, estes rios abastecem toda a região metropolitana de Campinas e na época de estiagem, fornecem 50% da água da região metropolitana de São Paulo, por este motivo a Serra dos Cocais é de  grande importância como bacia de recarga. 

Com a urbanização, a Serra deixará de ser fornecedora de água do rio Atibaia para ser consumidora, debilitando ainda mais sua capacidade.
Também situado na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba atualmente considerada com um quadro crítico pelo Comitê de Bacias Hidrográficas.




O Objetivo do vídeo é de sensibilizar autoridades, estudantes e público em geral, para o problema da diminuição da quantidade de água de nascentes, córregos e rios, provocada pela falta de planejamento no uso e ocupação do solo.

Produzido pela ONG Elo Ambiental




Tudo para dificultar a participação popular


A prefeitura de Valinhos esta fazendo de tudo para evitar a participação da população em dois projetos de lei que visam alterar o plano diretor. Estes projetos, se aprovados, provavelmente irão causar, de um lado, a extinção da atividade rural do município, e do outro, irão dobrar sua população.

Para esvaziar os debates, foram marcados para o mesmo dia e horário, nesta terça 22/03, ás 19h:

1 - A primeira votação na câmara, para transformar mais de 6 milhões de metros quadrados de área rural em área de logística.

2 - Audiência pública na prefeitura para modificar o projeto de alteração no texto do plano diretor, que dentre outras coisas (leia aqui), transformará a maior parte da Serra dos Cocais em condomínios.

As decisões relativas aos projetos acima, dependem exclusivamente da vontade política dos nossos representantes, vamos cobrar que eles defendam os interesses da população, que já se mostrou claramente contrária a eles em todas as oportunidades que lhe foram dadas.     


As consequências das mudanças propostas pela Prefeitura contribuirão significativamente para a junção urbana entre Valinhos, Campinas, Vinhedo e Itatiba. A grande Campinas já está saturada, e falta pouco para se juntar a grande São Paulo, formando uma gigante MEGALÓPOLE. 

Temos que defender um cinturão verde com corredores de matas e atividades rurais sustentáveis em torno das cidades, principalmente se tratando de uma área de manancial como é a Serra dos Cocais.



Veja como foi a Audiência Pública do dia 31 de março

Novamente a população foi maciçamente contrária as alterações no plano diretor na audiência pública que ocorreu na prefeitura no último dia 31, todas as 8 pessoas que explanaram sobre o assunto disseram não as alterações.

Além de dizer não a tentativa de alteração do Plano Diretor, a população solicitou ao Ministério Público de Valinhos o cancelamento da audiência por diversos motivos, entre eles, a falta de tempo para analisar as alterações propostas pelo conselho de Meio Ambiente que só foram divulgadas durante a audiência.  

Abaixo segue os comentários do Presidente da Assoc. Amigos da Serra dos Cocais, Dalmace Capell Neto:


Boa note a todos,


Mais uma vez a prefeitura faz um pacotão, cheio de modificações no plano diretor.


O primeiro foi barrado pela justiça, agora este novo para tentar driblar as leis, vem com quase o mesmo conteúdo do anterior.


Vou começar pela alteração no art. 75, inversão do EIA RIMA que é uma questão que já foi muito debatida em outras tentativas fracassadas de alteração no plano diretor.


Os empreendimentos serão obrigados a fazer de qualquer maneira o EIA RIMA, então que façam já, queremos ver uma analise detalhada para poder aprovar ou não os projetos.


Se os empreendedores estão falando que o projeto é uma maravilha, porque tanto medo de mostrar o EIA RIMA para a população ?


São quase 6.000 lotes, não da para ser feito com uma simples análise.


A população foi maciçamente contraria nas outras audiências públicas, não entendo a insistência da prefeitura.


Vocês podem nos dar uma justificativa plausível ?


Outra modificação é na quantidade de água produzida pelos empreendimentos, na verdade esta alteração diz respeito a uma tentativa de aumentar a densidade demográfica da região, reduzindo o numero de 800 para 500 m2 por habitantes.


Qual a justificativa para tal alteração ?


Qual será o impacto?


Enquanto não há estudos, não aceitamos esta modificação.


Foi falado na reunião do conselho de Meio Ambiente que os empreendimentos devem ser auto suficientes em abastecimento de água, pois bem, onde está esta colocação no texto do projeto ?


Outra proposta absurda é a troca da captação de água limpa da Serra dos Cocais por água suja do rio Atibaia.


Esta modificação será de grande prejuízo para o município.


Vamos gastar muito mais no tratamento para limpar a água sujo do Atibaia do que aproveitar a água mais limpa direto da Serra dos Cocais


Esta troca não é um bom negócio, quem vai ter que pagar esta conta é a POPULAÇÃO.


Gostaria de saber qual a justificativa da prefeitura para esta modificação ?


Mais uma alteração propondo aliviar os estudos para alteração de parcelamento de uso e ocupação do solo é a modificação no art. 111,


Queremos estudar bem as áreas antes de urbanizar tudo, precisamos de estudos mais detalhados e não qualquer relatório preliminar da Dr. Dorotéia.


A prefeitura que deveria ser grande interessada em estudar mais seu território e não propor alterações de grandes impactos com estudos mínimos .


Outra proposta é a redução no número de Conselheiros no desenvolvimento urbano.


Esta é uma atitude anti-democrática, porque quanto maior o número de conselheiros, maior a participação da população.


Além do mais, as reuniões estão sendo marcadas pela prefeitura em horário comercial, isso é uma ofensa, é uma forma de esvaziar o conselho.


A alteração no art.80, sobre exercer em outro local o passível construtivo, o vice-prefeito e o secretário não sabiam nem explicar no conselho de Meio Ambiente para que servia esta alteração, se nem eles não sabem, porque estão propondo ?


Acredito que não devemos permitir esta troca do passível construtivo, porque podemos saturar uma área que tem suas limitações simplesmente fazendo uma troca.


Por último, vimos também no texto do art. 75 a intenção de fazer empreendimento industriais na área de manancial, é isso mesmo que a prefeitura esta planejando ?


Além dos condomínios será permitido industrias na Serra dos Cocais ?

Obrigado 


Fonte: Textos e Fotos - Blog Serra dos Cocais

VISITE O BLOG DA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA SERRA DOS COCAIS

ENVIADO PELA COLABORADORA PROFª CLARICE VILLAC - CAMPINAS (SP)






BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Amigos,

    como presente de Páscoa para nossa Terra,

    que tal assinar a Petição a favor da criação da APA - Área de Preservação Ambiental do Sauá ?

    É só clicar e assinar !

    http://www.petitiononline.com/apasaua/petition.html

    Para acompanhar o que se passa, acesse o Blog da Serra dos Cocais :
    http://serradoscocais.blogspot.com/

    Um lugar muito bonito, e hoje ameaçado de muitas formas, inclusve com a tentativa de modificar o plano da cidade, o que comprometeria o manancial das águas da região, e assim, a sobrevivência de fauna, flora e humanos (humanos fazem cada coisa...).

    Peço a vocês que considerem um pouco esta situação.
    E assinem, colaborem, divulguem, se manifestem.

    http://www.petitiononline.com/apasaua/petition.html

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br