Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de abril de 2011

REPOVOAMENTO DO RIO PARANAPANEMA COM A SOLTURA DE 120 MIL PEIXES


Alunos da escola Antônio Luiz Duarte, de Paranapanema, acompanharam a soltura de 120 mil peixes no Rio Paranapanema. A ação faz parte do programa da Duke Energy para repovoamento da Bacia do Paranapanema que envolve, também, o apoio à educação ambiental em comunidades ribeirinhas.


ESTUDANTES ACOMPANHAM SOLTURA DE 120 MIL PEIXES

Em Paranapanema, alunos de escola municipal participam de ação realizada pela Duke Energy para repovoamento do principal rio da região

Na tarde de quarta-feira (27), 60 alunos da EMEF Antônio Luiz Duarte, da cidade de Paranapanema, tiveram uma experiência escolar diferente. Longe das salas de aula, eles acompanharam a soltura de 120 mil pacus-guaçu nas águas da represa Jurumirim, no local conhecido como Balneário Ilha do Sol. 

A ação faz parte do programa da Duke Energy para repovoamento da Bacia do Paranapanema que envolve, também, o apoio à educação ambiental em comunidades ribeirinhas. A empresa é concessionária da hidrelétrica Jurumirim e de mais sete usinas no Paranapanema e desde 1999 desenvolve esse programa, somando mais de 16,5 milhões de peixes colocados na Bacia.

Na avaliação da diretora da escola, Adriana Cristina Del Poço, a iniciativa foi um sucesso. “Pela primeira vez as crianças acompanharam uma soltura de peixes e percebi que todas adoraram. Elas estudam nas aulas a reprodução dos peixes e a atividade funcionou como uma aula prática, muito bem ilustrada”, conta a diretora.

Ainda segundo ela, foi uma oportunidade a mais para reforçar a consciência ambiental dos alunos. “Falamos sobre a pesca predatória e da importância do respeito à piracema, para que os peixes possam passar pelo processo normal de reprodução e crescimento. Essa educação deve ser iniciada cedo, para que crianças se tornem adultos responsáveis. Se quisermos ter peixes, é nosso dever cuidar e respeitar", conclui a educadora.

Em abril, a Duke Energy soltou 342 mil pacus-guaçu juvenis nos reservatórios das hidrelétricas Jurumirim, Chavantes e Capivara. Em maio, as ações prosseguem com a soltura de 460 mil pacus-guaçu em pontos estratégicos dos reservatórios Jurumirim, Capivara, Taquaruçu e Rosana. Assim, o programa encerrarará o primeiro semestre de 2011 contabilizando 1 milhão de novos peixes no Paranapanema. A meta anual de 1,5 milhão de peixes soltos será concluída pela empresa no segundo semestre.



Mariana Chiquetto
Assessoria de Imprensa







BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br