Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de janeiro de 2012

CISTERNAS DE PLACA X CISTERNAS DE PLÁSTICO NO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO


Articulação no Semi-árido Brasileiro - ASA

" Preço da cisterna de plástico: R$ 5 mil. E a de placa? R$ 2.080 incluindo material, construção e formação das famílias "

Cisternas de Placas
P1MC | - PROGRAMA UM MILHÃO DE CISTERNAS

A cisterna é uma tecnologia simples, de baixo custo e adaptável a qualquer região. A água é captada das chuvas, através de calhas instaladas nos telhados das casas. De formato cilíndrico, coberta e semienterrada, o reservatório tem capacidade para armazenar até 16 mil litros de água, quantidade suficiente para uma família de 5 pessoas beber e cozinhar, por um período de 6 a 8 meses – época da estiagem na região. 
As placas da cisterna são construídas de cimento pré-moldadas feitas pela própria comunidade. A construção é feita por pedreiros das próprias localidades, formados e capacitados pelo P1MC. Já a contribuição das famílias no processo de construção se caracteriza com a contrapartida.

Com a cisterna, cada família fica independente, autônoma e com a liberdade de escolher seus próprios gestores públicos, buscar e conhecer outras técnicas de convivência com o Semiárido e com mais saúde e mais tempo para cuidar das crianças, dos estudos e da vida em geral.

 Confira abaixo o processo de construção de uma cisterna 




Cisternas de Plástico/PVC - Somos Contra!
A Articulação no Semi-Árido lançou a campanha Cisterna de Plástico/PVC – Somos Contra! em Salvador (BA), durante a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, entre os dias 7 a 10 de novembro. 


O objetivo da campanha  é alertar a sociedade brasileira sobre o impacto e efeitos negativos da disseminação dessas cisternas para o fortalecimento da estratégia de convivência com o Semiárido, no qual as organizações que fazem a Articulação têm investido seus esforços nos últimos anos.


No período de 1º a 15 de dezembro, as ações serão intensificadas nos estados com o objetivo de fortalecer a campanha e atingir um maior número de adeptos . A perspectiva é que o último dia dessa mobilização seja marcada por ações em diferentes rádios do Semiárido.


Abaixo estão disponíveis os produtos elaborados para a campanha, que podem ser utilizados em diferentes espaços de comunicação como sites, redes sociais, rádios, entre outros. Participe!




Boletins radiofônicos (Aquivo zipado. Para abri-lo é necessário salvar o arquivo no computador)


Spots

Spots produzidos pelo Fórum Cearense pela Vida no Semiárido

Panfleto 1 - Cisternas de Plástico/PVC - Somos Contra!

Panfleto 2 - ASA semeando Cidadania no Semiárido

Carta de Orientação para os Estados

Marca

Facebook 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br