Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de outubro de 2014

13 de outubro 2014 – Incêndio no Parque das Águas de Campinas, SP

13.10.2014_incendio_parque_das_aguas_1

No meio da tarde desta segunda-feira, 13.10.2014, mais uma vez ocorre um incêndio no Parque das Águas, destruindo a vegetação, matando e espantando animais e enchendo de temor os vizinhos que moram nos prédios próximos.

Os moradores alarmados, ligaram diversas vezes para o Corpo de Bombeiro, e  cerca de uma hora e meia depois chegaram duas viaturas.

Era possível avistar, dos condomínios, os guardas do Parque passando pelo lugar do fogo (provavelmente preocupados) e sem poder fazer nada.

Os moradores dos condomínios em volta resolveram então combater o fogo como podiam, pois senão dali a pouco não teríamos mais essa bela biodiversidade a nossa volta.

13.10.2014_incendio_parque_das_aguas_2

“São os animais que mais sofrem com esses incêndios. Muitos não conseguem sair a tempo. Triste, muito triste!!”

“Os pássaros adultos ainda voam, mas os ninhos e filhotes são atingidos.”

“Muitos animais acabam morrendo também devido à fumaça! Ficam perdidos, sem saber para onde ir… sem direção. É tudo muito triste mesmo!”

“Ainda bem que o córrego não permitiu que o fogo avançasse para o outro lado da mata.”

13.10.2014_incendio_parque_das_aguas_8
13.10.2014_incendio_parque_das_aguas
13.10.2014_incendio_parque_das_aguas_3

Disse uma moradora:

“Sou do condomínio Água Doce e entramos em desespero pois o fogo estava se dirigindo ao nosso condomínio. Ligamos para o corpo de bombeiros para ajudar os moradores a apagar o fogo e nada foi feito. Eles apagaram o incêndio somente de dentro do parque e próximo ao nosso condomínio tivemos que chamar nossos brigadistas que estavam aqui  no momento e utilizar dos nossos equipamentos de combate a incêndio.”

E outros vizinhos e frequentadores do Parque:

“Só vi a parte do interior do parque. O atendimento deveria ser feito aí também, afinal, vidas humanas são valiosas, não é? Puxa, o fogo chegou bem perto de vocês!”

“Parabéns aos Bombeiros que enfrentaram o fogo com bravura e coragem! O dia estava quente demais, imagino no foco de incêndio!”

“Realmente foi muito quente, ainda bem que os bombeiros lutaram para conter o fogo no Parque. E os moradores do condomínio também, lutaram e imagino o desespero de vocês!! Que triste!!”

13.10.2014_incendio_parque_das_aguas_4
13.10.2014_incendio_parque_das_aguas_5
13.10.2014_incendio_parque_das_aguas_6
13.10.2014_incendio_parque_das_aguas_7
13.10.2014_incendio_parque_das_aguas_bombeiros
13.10.2014_incendio_parque_das_aguas_bombeiros_1

Manutenção, vigilância, retirada das roçadas, ou seja, do mato seco, tudo isso é necessário realizar para que não acabe de vez com o que ainda resta lá…

Disse Murilo Antonio Soares: “Desde 2007 sempre realizei durante o mês de maio roçadas para prevenir os incêndios e principalmente manter os aceiros limpos (barreiras que evitam que o incêndio se propague).
Eu fico indignado que a atual administração da Prefeitura (DPJ) que possui um orçamento anual milionário para manter as áreas verdes do município não tenha feito essa roçada e retirada do capim seco.
Não falaram que cuidariam do parque melhor que a OSCIP?
Esperem as chuvas chegarem e mato começar a crescer.
Se tem flores no local é porque em fevereiro os funcionários fizeram a adubação de verão onde investimos mais de 4.000 reais em adubos para nutrir as plantas ornamentais. O solo ainda tem reservas de adubo, quero ver a hora que esgotar.
Nunca comprei ou fiz nada sem documentar. Tenho tudo arquivado.
Segue o ofício do ano passado onde alertei sobre os incêndios.”


oficio_prevencao_incendio_Murilo Antonio Soares_maio2013
oficio_prevencao_incendio_Murilo Antonio Soares_maio2013_1

José Hamilton Aguirre – Professor na Faculdade Cantareira e Especialista em Meio Ambiente na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – PMSP, dá seu parecer:

“Seriedade, comprometimento e responsabilidade profissional garantem a efetivação do sucesso da preservação e manutenção de áreas públicas!!!
Parabéns Murilo Antonio Soares!!! O incêndio mostra que não é a quantidade de dinheiro astronômica que se desperdiça e sim a competência e conhecimento técnico que fazem a diferença…
Infelizmente, em muitas cidades, como é o caso de Campinas, vemos a incompetência e a falta de conhecimento imperarem. Pessoas despreparadas tecnicamente, até mesmo pela carência de formação na área são colocadas politicamente em cargos que nunca deveriam acessar. Elas destroem, prejudicam, maltratam e desqualificam a qualidade de serviços que antes eram bem desenvolvidos por bons técnicos.
Esse é o caso do manejo de áreas públicas em Campinas, como vemos com o Parque das Águas, que tiraram o Murilo Antonio Soares… esse é o caso da arborização urbana em geral de Campinas, em derrocada, sendo destruída, pedindo socorro, por incapacidade de gerenciamento. Pela desqualificação de seus mantenedores… um absurdo…”


_____________

Imagens: fotos, informações e documentos tirados e enviados pelos Amigos do Parque das Águas, entre eles: Erika Luís, Enio Prado, Nadja Prado, Marli Franceschett, Elisia Asr, José Hamilton Aguirre e Murilo Antonio Soares em outubro 2014.

Edição : Clarice Villac.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br