Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de outubro de 2014

DIA DO MAR - 12 DE OUTUBRO

DIA DO MAR - material para pesquisas 
escolares

Wikipédia
mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano. O termo também é usado para grandes lagos salinos que não tem saída natural (denominados também de mares fechados), como o mar Cáspio, o mar Morto, o mar de Aralentre outros. O termo é usado num termo não científico para designar uma parte do oceano, como mar tropical ou água do marreferindo-se às águas oceânicas.
água do mar é transparente. Mas, quando se observa, ela parece azul, verde ou até cinzenta. O reflexo do céu não torna o mar azul , o que torna o mar azul é o fato de que a luz azul não é absorvida ,ao contrario do amarelo e do vermelho. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas. A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer é a vermelha, aos seis metros; depois, aos quinze, some a amarela, até chegar a um ponto em que só se verá a cor azul.
Durante milhões de anos, a chuva formou cursos de água que iam dissolvendo lentamente rochas de todos os períodos geológicos, nas quais o sal comum é encontrado em abundância (esse sal se soltava das rochas). Esses cursos de água desembocavam no mar. Como todos os rios correm para o mar, ele ficou com quase todo o sal.
Muitos mares são mares marginais.
Durante a Idade Média e até à descoberta do novo mundo os famosos "sete Mares" eram: mar Glacial (Ártico), Mar da França, Mar da Espanha, Mar Oceânico, Mar das Antilhas, Mar Austral (oceano Atlântico) e o mar das Índias.
Mas o conceito de sete mares, ainda que desenvolvido na Grécia e em Roma, tem raízes mais antigas. A primeira referência histórica dos Sete Mares remonta 2.300 a.C., encontrada em uma gravura suméria. Essa divisão do mundo em sete mares, quatro continentes e quatro rios, é mais filosófica que realmente cartográfica. Atualmente são considerados como os Sete Mares do mundo os oceanos:
  • Pacífico Norte
  • Pacífico Sul
  • Atlântico Norte
  • Atlântico Sul
  • Índico
  • Ártico
  • Antártico

Lista de mares, divididos por oceano


Mar contra arrecifes.

Oceano Pacífico

Oceano Atlântico

A leste (Europa e África)

Varrendo a borda leste do Oceano Atlântico, de norte para sul, encontramos:

Borda oeste (Américas)

Varrendo a borda leste do Oceano Atlântico, de norte para sul, encontramos:

Oceano Índico

Oceano Ártico


VEJA TAMBÉM:

Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar - clique

Energia azul - clique

Oceano - clique

Poluição marinha - clique

Poluição nos Mares - clique

FOTOS DA INTERNET PARA ILUSTRAR PESQUISAS:













Fotos de autores diversos, pesquisadas na Internet - Google Imagens

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br