Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de outubro de 2014

SUMIU O BELO SALTO DO RIO PIRACICABA

.
Do G1 Piracicaba e Região
Salto do Rio Piracicaba 'sumiu' com vazão abaixo da média nesta terça (7) (Foto: Leon Botão/G1)Salto do Rio Piracicaba está com vazão abaixo da média nesta terça (7) (Foto: Leon Botão/G1)
07/10/2014 

Salto do Rio Piracicaba some com
a vazão 83% menor para outubro

Volume é de 12,4 mil litros de água por segundo nesta terça-feira (7).
Média prevista para dias de outubro é de 75 mil litros, diz Daee de SP

O salto do Rio Piracicaba desapareceu devido à falta d'água. As pedras do fundo estavam nesta terça-feira (7) aparentes na região do Parque do Mirante, ponto turístico de Piracicaba (SP). Esta situação é reflexo da baixa vazão do manancial, que está 83% abaixo da média para os dias de outubro, conforme dados da série histórica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) do Estado de São Paulo. Com poucas chuvas no ano, o rio bateu diversos recordes negativos.
Pedras do fundo do Rio Piracicaba aparentes nesta terça-feira (7) (Foto: Leon Botão/G1)Pedras do fundo do Rio Piracicaba aparentes
nesta terça-feira (7) (Foto: Leon Botão/G1)
De acordo com o Sistema de Telemetria do Comitê das Bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), por volta das 12h, a vazão do manancial na cidade era de 12,4 mil litros de água por segundo, enquanto a média para o mês de outubro dentro da série histórica é de 75 mil litros de água por segundo. No mesmo dia do ano passado, a vazão era de 91 mil litros de água por segundo.
A situação da profundidade do rio também era preocupante às 12h, quando registrou 83 centímetros. A média para esta época do ano é de 1,60 metro. No mesmo dia do ano passado, o manancial registrou 1,82 metro. Essa falta d'água fez com que as pedras do fundo aparecessem e parte delas foi até tomada por vegetação.
Salto do Rio Piracicaba, em 2009, durante período de cheia (Foto: Bolly Vieira/Arquivo pessoal)Salto do Rio Piracicaba, em 2009, durante período de cheia (Foto: Bolly Vieira/Arquivo pessoal)
Chuvas
Desde o início do ano, especialistas afirmavam que somente com grande volume de chuvas o manancial poderia se recuperar. As precipitações eram esperadas para setembro, mas o mês registrou cerca de 20 milímetros de chuva, o que não surtiu efeito considerável.
Conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não haverá chuvas até o final desta semana. A previsão meteorológica diz apenas que o tempo ficará com a umidade relativa do ar entre 60% e 80%, em Piracicaba.
Rio Piracicaba nesta sexta-feira (3) (Foto: Fernanda Zanetti/G1)Rio Piracicaba tinha tapete verde na
sexta-feira (3) (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Tapete verde
A vegetação inclusive formou uma espécie de "jardim" no trecho do manancial próximo à ponte do antigo anel viário que liga as rodovias Deputado Laércio Corte (SP-147) e Luiz de Queiroz (SP-304). O "tapete verde" que se formou no local tem aproximadamente 150 metros de comprimento e cobre o rio de uma margem à outra. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por meio da assessoria de imprensa, informou que esse tipo de vegetação é muito comum em rios quando estão com baixa vazão.
Menor vazão em 30 anos
No dia 16 de setembro, o Rio Piracicaba teve recorde de menor vazão em 30 anos. O recorde anterior havia sido estabelecido 37 dias antes, segundo dados do sistema de telemetria do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee). No trecho da Rua do Porto, próximo à área central de Piracicaba, a vazão era de 9,45 mil litros por segundo, e o nível era de 76 centímetros, no último dia 16.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br