Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de outubro de 2014

ANA DISPONIBILIZA ATÉ DIA 19 DE OUTUBRO 5.000 VAGAS DE CURSOS GRATUITOS SOBRE RECURSOS HÍDRICOS


Quarta, 15 Outubro 2014 11:04

Inscrições para cursos gratuitos a distância sobre temas de recursos hídricos terminam dia 19


A assessoria de comunicação da Agência Nacional de Águas (ANA) reforça a informação de que até o dia 19 próximo estão abertas as inscrições para cinco mil vagas em cursos gratuitos a distância, oferecidos pela agência reguladora, sobre temas da área de recursos hídricos, como monitoramento da qualidade da água e comitês de bacias hidrográficas. As inscrições podem ser realizadas através da página de cursos a distância da ANA. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e cada aluno poderá se inscrever em até dois cursos. As inscrições serão encerradas para cada capacitação, quando o número de alunos atingir o total previsto para cada uma delas.

Três cursos terão atividades de 21 de outubro a 16 de novembro. São eles: Caminho das Águas, Monitoramento da Qualidade da Água e Comitê de Bacia: o que É e o que Faz? Todos eles oferecem mil vagas cada. Com carga de 40 horas, o curso Caminho das Águas visa a promover a educação e a conscientização da sociedade, a partir de conceitos e práticas sustentáveis relacionadas aos recursos hídricos

O curso Comitê de Bacia: o que É e o que Faz? tem como público membros de comitês, agentes gestores e demais interessados. Com 20 horas de carga, a capacitação aborda as atribuições e responsabilidades destes colegiados – que são parlamentos da água nas bacias – e incentiva a participação da sociedade na gestão de recursos hídricos. No caso da capacitação Monitoramento da Qualidade da Água, as atividades têm uma carga de 40 horas.

Para o curso Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria estão previstas duas turmas, sendo que a primeira terá atividades entre 21 de outubro a 2 de novembro e a segunda irá de 3 a 16 de novembro. Com carga de dez horas, a capacitação tem o objetivo de ensinar conceitos sobre as medições das águas da chuva (pluviometria) e dos rios (fluviometria). O curso também aborda o gerenciamento, uso e importância das informações coletadas; a automação na coleta de dados; e a Rede Hidrometeorológica Nacional.

Os alunos que atingirem a partir de 60% de aproveitamento nas avaliações receberão certificado digital. O tempo de duração pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada participante. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.

Capacitação
A ANA realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Em 2013, a ANA capacitou 12.534 pessoas. Para 2014, a expectativa é bater este recorde, com 14,5 mil alunos. Saiba mais no Portal da Capacitação da ANA:http://capacitacao.ana.gov.br/Paginas/default.aspx.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br