Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de outubro de 2014

MG: ESTÁ FALTANDO ÁGUA ATÉ PARA CAMINHÃO-PIPA EM BH E REGIÃO


A-GL

Salvação. Moradores do Sagrada Família e de bairros vizinhos fazem fila em bica de água de mina, pois a da Copasa não é suficiente


Está faltando água até para caminhão-pipa em BH e região

Demanda para empresas de abastecimento cresceu 50%, e muitos pedidos nem são atendidos


Com a falta de chuva, a demanda pela água dos caminhões-pipa cresceu 50% nos últimos meses em relação ao início do ano em Belo Horizonte e região. A notícia, que parece positiva para as empresas do setor, não é tão boa assim. Falta água até para elas atenderem os pedidos, que não param de crescer. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Saneamento e Indústrias de Purificação e Distribuição de Água (Sindágua), é necessário que chova até o final de outubro para que os reservatórios de água de Minas Gerais tenham um alento. Mas as últimas previsões dos serviços de meteorologia indicam que as águas não virão neste período com grande intensidade. Só em dezembro.
 
Adriano de Oliveira, síndico de um condomínio no bairro Santa Mônica, na região da Pampulha, conta que ele e os vizinhos dependem dos caminhões-pipa há mais de 20 dias. “Tem dia que nenhuma empresa pode atender, e temos que passar a noite sem água. Eu já cheguei até a pagar mais caro para conseguir receber água”, lamenta.
O condomínio tem 11 blocos e uma fila para abastecimento. “O caminhão vem e atende quem tem maior necessidade. Na última sexta-feira, precisamos comprar três unidades”. Em média, um caminhão-pipa (cuja capacidade varia de 6.000 a 10 mil litros) custa R$ 300. Oliveira calcula que nos últimos dias gastou, pelo menos, R$ 2.700 para utilizar a água de nove carros.
Abastecimento. As empresas do setor reclamam que os poços estão secando, que falta estrutura e até que o trânsito impossibilita que todas as demandas sejam atendidas. A Loc-Pipas alega que a capacidade do poço de que retira água não é mais suficiente para suprir a demanda, de acordo com a secretária do local, Andreia Neto. “O negócio está sério, e as pessoas precisam começar a economizar mesmo”, diz. Segundo ela, a empresa já teve que dizer “não” a clientes devido à falta de água.
A demanda cresceu também na Lokarsena, principalmente nos últimos dois meses, e a empresa não está conseguindo atender todos os pedidos. “Está faltando água no poço artesiano, e o trânsito dificulta muito”, diz a administradora do local, Angélica Sena. Segundo ela, a locação do caminhão-pipa está mais requerida na região mais alta da capital. “No Belvedere e no Buritis, os pedidos estão maiores”, afirma. Já na BR Caminhões-Pipa, o problema não é a falta de água por enquanto, segundo a secretária do local, Lilian Cardoso. “A demanda cresceu muito, e não estamos conseguindo atender todos os clientes”, diz.
Montes Claros rompe com a Copasa

Após 40 anos, a Prefeitura de Montes Claros, município do Norte de Minas, decidiu romper o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto que mantinha com a Copasa. A informação foi publicada no “Diário Oficial do Município” (DOM) desta terça. A companhia declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que foi notificada no fim desta tarde, irá avaliar os motivos alegados e só irá se pronunciar posteriormente. O motivo, segundo a prefeitura, foi o mau serviço prestado. (Camila Kifer)
Emergência
Em Minas
. Segundo a Defesa Civil, o número de cidades em situação de emergência subiu de 155 para 159. Entraram para a lista Piumhi, Carmo do Cajuru, Morro da Graça e Ataleia.
Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/economia/est%C3%A1-faltando-%C3%A1gua-at%C3%A9-para-caminh%C3%A3o-pipa-em-bh-e-regi%C3%A3o-1.932357


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br