Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de outubro de 2014

EM PORTO ALEGRE (RS) ACONTECE A IV SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA 2014

A água deve ser uma preocupação de todos

Flávio Presser

A IV Semana Municipal da Água serve para refletirmos sobre a importância dela em nossas vidas e de como podemos nos associar aos esforços para proteger os recursos hídricos, a fim de não comprometer os diversos usos e permitir que todos tenham acesso em quantidade e qualidade suficientes.

É preciso dar atenção a dois fatos que estão impactando a disponibilidade da água no mundo. O primeiro é a acelerada urbanização, que está exigindo a provisão crescente de água potável. O crescimento desordenado e rápido das cidades provoca a poluição dos recursos hídricos, pela falta de tratamento de esgoto, e compromete a disponibilidade de volumes, seja pela ocupação irregular das áreas junto aos mananciais, seja pelo desperdício pela precariedade das redes em áreas informais. Além disso, o ganho de renda faz com que o consumo cresça. 

O segundo fator a nos preocupar é a mudança climática, que, além do aquecimento, alterou o regime de chuvas em várias partes do mundo, provocando redução da disponibilidade hídrica, embora as aglomerações urbanas necessitem mais alimentos e energia, que, para serem produzidos, necessitem mais água. Como esta crise é mundial, não importa só termos quantidade suficiente para atender as necessidades atuais. Também temos que atender aos padrões mundiais de desempenho na exploração dos recursos hídricos.

Nos últimos anos, Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), investiu muito em redes e tratamento de esgoto, para recuperar a qualidade do Guaíba. Mas, para ter resultados, é necessário que os agentes públicos e privados que tenham alguma intervenção na bacia hidrográfica se associem a esse objetivo, pois a água é uma responsabilidade de todos. 

É necessário que o Comitê da Bacia, junto com a agência, conclua o plano de recuperação da qualidade do Guaíba e que contemple a oferta permanente de água, que os planos diretores das cidades dialoguem com os da bacia e que a sociedade fiscalize e se comprometa com suas metas.
Diretor-geral do Dmae

LEIA TAMBÉM:

Cortejo da Água faz apresentação neste sábado

03/10/2014 

Dentro da programação da Semana Interamericana da Água, projeto o Cortejo da Divindade da Água, realiza apresentação neste sábado, 4, na área central do Mercado Público, às 11h. O objetivo do evento, promovido pela Coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, é sensibilizar a população sobre a situação dos arroios da cidade. A ação também busca conscientizar os educadores sobre a necessidade da promoção do trabalho de cuidado com a água, o lixo e a saúde, unindo esforços para uma vida mais sustentável.

Além da distribuição de material educativo, a encenação temática voltada à conscientização para preservar a qualidade da água, o ambiente ao seu redor e a saúde da população.
 
 
Texto de: Fabio Paranhos - http://www2.portoalegre.rs.gov.br/


Rio Grande sedia 21º semana interamericana da água

Semana ocorrerá de 27 de setembro a 4 de outubro

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br