Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de outubro de 2014

"HOMEM PEIXE" DO RIO AMAZONAS NADA 115 KM POR QUASE 24 HORAS

......
"Homem-Peixe" - Onildo Araújo (Foto: Reprodução/TV Amazonas)




 - Atualizado em 0404/10/2014 13h57/10/2014 15h08

'Homem-Peixe': Aos 54 anos, atleta 





nada por quase 24 horas em rio do AM

Onildo Araújo começou carreira como corredor e ciclista. Aos 54 anos, cruzou Rio para ir de uma cidade a outra e completou 115 km ininterruptos nadando

Por Manaus, AM
Figura conhecida em provas ciclísticas e pedestres no início da sua carreira como atleta, Onildo Araújo, quando tinha 34 anos de idade decidiu mudar de “rumo” e tornou-se triatleta. A narrativa é bem interiorana, e reflete o personagem, morador do município de Parintins, no interior Amazonas. Hoje, aos 54 anos, Onildo ficou para trás e quem ganha vida é o 'Homem-Peixe'. O último grande feito foi uma cruzada de quase 24 horas nas águas do Rio Amazonas.
- Eu tinha 34 anos na época, quando vi sete nadadores descendo o Rio Amazonas, como eu estava na escada (de uma casa na beira do Rio), quando passaram, eu caí no rio e saí nadando atrás deles. De lá para cá, não parei mais – relembra Onildo.
Desde o salto instintivo no rio atrás de um grupo de nadadores, o triatleta amazonense descobriu, meio que sem querer, sua maior vocação: o nado livre. O primeiro grande desafio de Onildo foi em Altamira, no Pará. Em uma prova local, nadou durante 14 horas no Rio Xingú e ainda fez 100 km de bicicleta. 
"Homem-Peixe" - Onildo Araújo (Foto: GloboEsporte.com)Onildo, no início da carreira, brilhou em provas de pedestre e ciclística pelo Amazonas (Foto: GloboEsporte.com)
Dos passeios intermináveis e solitários pelas escuras águas do Rio Negro, ou pelas densas águas do Rio Amazonas, Onildo passou a ser reconhecido como “Homem-Peixe”. E o desafio deixou de ser desafio. O último, na semana passada, durou quase um dia inteiro.  
"Homem-Peixe" - Onildo Araújo (Foto: Reprodução/TV Amazonas)"Homem-Peixe" nadou por quase 24 horas (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
O nadador foi de um município a outro, completando uma distância de 115 km. O percurso levou quase 24 horas, de Itacoatiara a Parintins. Não bastasse a prova, o Homem-Peixe ainda saiu da água e cruzou Parintins de bicicleta descalço – durante alguns kms não registrados – até chegar à catedral da cidade.
- Eu comecei as minhas provas com percursos menores, e foi aumentando, e tinha programado essa prova. Meu sonho, agora, é ir para lá e poder disputar (Ultraman) - comenta.
Confiante de que, no Brasil, não tem desafiantes à altura, a meta do Homem-Peixe, agora, é ir ao Havaí, disputar a famosa prova do Ultraman.
*Com informações do repórter Ocimar Lima, da TV Amazonas

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br