Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de outubro de 2014

A ORDEM DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS (ESTADUAL E FEDERAL) É PRESERVAR A ÁGUA DO CANTAREIRA



reserva técnica do Sistema Cantareira
reserva técnica do Sistema Cantareira. Foto: Divulgação/Sabesp
 

Ministério Público quer preservar água do Cantareira para 2015, diz especialista da Unicamp

Publicado em outubro 8, 2014 por 
 

A ação dos ministérios públicos (MP) Estadual e Federal para coibir a retirada de mais água do Cantareira pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tenta evitar um colapso do sistema no próximo período de seca, em 2015, segundo o professor de hidrologia e recursos hídricos da Universidade de Campinas (Unicamp), Antônio Carlos Zuffo.
“O MP está preocupado com o ano que vem, porque agora entramos no período chuvoso, apesar de não ter chovido muito. Mas se os reservatórios não tiverem uma recuperação dos seus volumes até abril do ano que vem, quando começa o próximo período seco, nós não teremos água, teremos desabastecimento”, disse o especialista.
O volume útil do Cantareira acabou em maio e, desde então, a água vem sendo bombeada da reserva técnica, o chamado volume morto. A Sabesp quer agora captar ainda mais água, utilizando a segunda cota dessa reserva, o que aumentaria em 10,7% a capacidade do Cantareira.
A ação judicial lembra que a falta de água pode trazer riscos à saúde pública, impactos ao meio ambiente e impactos à indústria, à agricultura e à economia. A Sabesp, por sua vez, informou apenas que “a ação judicial parte de pressupostos que não são corretos e que vêm sendo esclarecidos”, diz a nota da companhia.
Segundo Zuffo, é impossível prever, no próximo período chuvoso, quanto vai chover e isso prejudica qualquer garantia de que não faltará água no futuro. “Esperamos uma chuva na normalidade, mas se vier abaixo, isso comprometerá a recuperação dos reservatórios e, no ano que vem, teremos um volume menor que o deste ano, em que já estamos em crise”, disse.
No domingo (5), o governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, descartou mais uma vez a necessidade de racionamento de água. Para Zuffo, no entanto, houve erro na gestão dos reservatórios, pois a outorga do Cantareira estabelecia que uma espécie de racionamento deveria ter sido adotada desde janeiro, quando o sistema atingiu 27% da capacidade.
“Existe um instrumento na Portaria 1.213, de 2004, em conjunto entre a ANA [a Agência Nacional de Águas] e o Daee [Departamento de Águas e Energia Elétrica], da renovação da outorga do sistema que previa a utilização de uma curva de aversão ao risco. As vazões liberadas deveriam obedecer a um limite de acordo com o volume dos reservatórios. Esse instrumento simplesmente foi ignorado este ano. Em janeiro, já estávamos com 27% do volume, não poderíamos estar tirando mais de 30 metros cúbicos por segundo, já estávamos em uma situação de alerta por causa dos níveis muito baixos”, disse ele.
De acordo com a ANA, a vazão liberada para a Sabesp hoje (7) chegou a 17,27 metros cúbicos por segundo, reduzida desde o início do ano, conforme aumentava a escassez de água. “Se essas curvas de aversão ao risco tivessem sido utilizadas, nós ainda estaríamos com volume positivo. Estaríamos numa situação muito mais confortável do que estamos hoje”, destacou Zuffo.
Por Fernanda Cruz, da Agência Brasil
Publicado no Portal EcoDebate, 08/10/2014

LEIA TAMBÉM:

Justiça determina que ANA e Daee revejam retiradas de água do Cantareira

A liminar determina que a ANA e o Daee definam semanalmente as vazões a serem cumpridas, incluindo a fixação de metas de restrição ou suspensão de utilização de água pelos usuários. Estabelece, ainda, que sejam adotadas medidas para que, em cinco anos, ocorra a recuperação do Sistema Cantareira em seu volume integral, com nível de segurança não inferior a 95% de garantia de abastecimento público.
Justiça exclui Sabesp da gestão do Sistema Cantareira
SÃO PAULO - A justiça federal de São Paulo decidiu excluir a companhia de abastecimento e saneamentoSabesp do grupo de gestão do Sistema ...


InfoMoney

Sabesp propõe redução de até 6% na retirada de água do Cantareira
SÃO PAULO - A companhia de abastecimento e saneamento do Estado de São PauloSabesp (SBSP3) afirmou nesta sexta-feira que propôs a ...

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br