Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de outubro de 2014

ANA APONTA QUE 81% DO 1º VOLUME MORTO DO CANTAREIRA JÁ FORAM CAPTADOS

Represas do Sistema Cantareira não registram alta no nível dos reservatórios  (Foto: Reprodução TV Globo)Represas do Sistema Cantareira não registram alta no nível dos reservatórios (Foto: Reprodução TV Globo)

Agência aponta que 81% do 1º volume morto do Cantareira já foram captados

Dados sobre situação de reserva técnica foram disponibilizados pela ANA.
Sabesp diz que água não acabará, mas pediu aval para 2º cota de reserva.

Isabela LeiteDo G1 São Paulo
Um boletim da Agência Nacional de Águas (ANA) apontou que 81% da primeira cota da reserva técnica (volume morto) do Sistema Cantareira já foram captados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Os dados desta terça-feira (7) mostram que, dos 182,5 bilhões de litros de água, restam apenas 34,6 bilhões de litros. A Sabesp, no entanto, afirmou que a água não vai acabar e que o sistema deve ser visto "como um todo".
O Cantareira abastece atualmente 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, mas opera com 5,6% da capacidade. A companhia explicou que é possível, a qualquer momento, fazer transferências entre uma represa mais alta para outra em nível mais baixo, de acordo com a operação.
A Sabesp disse ainda que a captação do volume morto não significa que a água já foi consumida, já que ela ainda pode estar armazenada em alguma represa. O relatório da ANA sobre os reservatórios apontou que dos 78,14 bilhões de litros disponíveis abaixo das comportas na represa Atibainha em agosto, 76,74 bilhões foram retirados.
Na Jaguari-Jacareí, a reserva técnica era de 104,3 bilhões de litros em maio. Até o momento, as bombas captaram 71,16 bilhões de litros. Segundo a Sabesp, ainda restam cerca de 60 bilhões de litros da reserva técnica inicial. No entanto, a companhia já solicitou à agência autorização de uso de mais 106 bilhões de litros de uma segunda cota do volume morto.
A ANA aguarda o envio da versão final do plano de demanda e de contingência do Cantareira feito Sabesp para avaliar o pedido. O prazo venceu na segunda-feira (6), mas a companhia informou que o projeto está em elaboração e que será entregue quando for finalizado. A data para apresentação também não foi divulgada. O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável pelo envio oficial à ANA, não se manifestou sobre o assunto.
A Sabesp não divulgou data para o início da nova captação e informou que ela será feita apenas se for necessário. No entanto, as bombas já estão prontas para operação. A segunda cota do volume morto do Cantareira vai elevar em 10,7 pontos percentuais a capacidade das cinco represas, de acordo com a companhia de abastecimento.
Ação na Justiça
Uma ação judicial do Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual em São Paulo tentam barrar na Justiça o bombeamento de mais água e querem metas para recuperação do Sistema Cantareira em cinco anos. A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do governo criticou a atuação da Promotoria e alegou, em nota, que "a ação judicial parte de pressupostos que não são corretos e que vêm sendo esclarecidos".
No fim de setembro, o secretário de estadual de Recursos Hídricos de São Paulo, Mauro Arce, afirmou que o atual volume de água do Cantareira abastece a população até 21 de novembro. Já o governador Geraldo Alckmin (PSDB), reeleito no domingo (5), disse que o pior do período de seca já passou e que espera não usar a outra cota do volume morto.
Apesar das seguidas quedas no nível dos reservatórios, Alckmin descarta o racionamento e defende que, mesmo sem chuva na primavera e no verão, o abastecimento da Grande São Paulo está garantido até março de 2015.
Três ações fazem parte da estratégia estadual em curto prazo para amenizar a crise: bônus na conta de água, uso de outras represas como alternativa ao Cantareira para o abastecimento de determinados bairros e a redução na pressão da água distribuída à noite.   GLOBO.COM - Do G1 São Paulo

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br