Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de outubro de 2014

VIRADA CIENTÍFICA na USP - 11 de outubro 2014 - Oceano sustentável, Observação de Aves e muito mais !


Oceano sustentável

Durante a Virada Científica, o Museu Oceanográfico recebe a exposição Oceano do Futuro (parceria com o Centro Alemão de Ciência e Inovação), uma coleção de painéis e equipamentos interativos que discutem a Ciência Oceanografia, a pesca e a sustentabilidade dos oceanos.

Também estarão expostas as mostras “Oceanografia no Brasil” e “Antártica – pesquisa em foco”, uma coletânea de fotografias científicas sobre as pesquisas do Programa Antártico Brasileiro no Polo Sul.

O acervo próprio do museu expõe ainda embarcação de pesquisas, painéis e instrumentos oceanográficos, animais marinhos, esqueleto de um golfinho e de uma baleia, além de aquários com animais marinhos, com o objetivo de difundir a Ciência Oceanografia e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oceanográfico na USP.

Visite o site do Museu Oceanográfico.

Cidade Universitária
Museu Oceanográfico (Praça Oceanográfico, 191 - São Paulo)
das 10h às 18h

A Virada

Promovida pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), a primeira edição da VIRADA CIENTÍFICA tem o objetivo de tornar o universo da ciência e da tecnologia mais próximo da sociedade paulista.

O evento terá 24 horas de duração, com início às 8h do dia 11 de outubro. Serão realizadas mais de 100 atividades, entre oficinas, experimentos, shows, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário – boa parte delas voltadas às crianças. A entrada é franca e não há restrição de idade e público.

Na Capital paulista, as atividades serão realizadas em diversas unidades da USP da Cidade Universitária, no Instituto Butantan, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Faculdade de Medicina (Zona Oeste), na Casa de Dona Yayá, no Centro Universitário Maria Antonia (Centro) e no Parque CienTec (Zona Sul).

Vários museus paulistanos também estarão abertos ao público com entrada franca: Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Anatomia Veterinária, Museu Oceanográfico, museus do Instituto Butantan e Museu de Geociências.

Fora da Capital, três unidades da USP participarão da VIRADA CIENTÍFICA: a Escola de Engenharia de Lorena, o Museu Republicano “Convenção de Itu”, ambos no interior, e o Engenho dos Erasmos, no litoral. Veja aqui a programação.

http://prceu.usp.br/viradacientifica/programacao/

Observação de aves

A observação será feita em uma trilha de cerca de dois quilômetros que sai do Instituto Butantan. 

Poderão ser observadas de 30 a 50 espécies de aves associadas à Mata Atlântica, que vivem na região. Entre os pássaros mais comuns estão o pica-pau-de-cabeça-amarela e o saí-azul. 

Os interessados em fazer a observação deverão participar também da Oficina Observação de Aves, que será realizada no Instituto de Física no sábado (11/10), das 13h às 17h. 

Também podem participar da oficina os interessados que não queiram fazer a observação.

Essa atividade tem vagas limitadas.

Faça sua inscrição aqui e aguarde o recebimento do e-mail de confirmação.

http://prceu.usp.br/viradacientifica/programacao/observacao-de-aves/

Caso haja desistência de inscritos, será aceita fila de espera no local da atividade.

Visite o site do Instituto Butantan.

Instituto Butantan
Avenida Vital Brasil, 1500, Butantã - São Paulo (Ponto de encontro para a observação será na escadaria do Museu Biológico)
6h45 – 12/10

Saiba mais:

http://prceu.usp.br/viradacientifica/a-virada/

http://www.usp.br/agen/?p=189114 

(Notícia enviada pelo amigo Ronald dos Santos Santiago.)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br